Ação será realizada nos TRTs 4, 13 e 19 nesta semana
A ação Abril Saúde visitará João Pessoa (TRT13), Porto Alegre (TRT4) e Maceió (TRT19). A iniciativa vai levar oficinas de alimentação saudável e serviços como aferição de pressão e testes de glicemia aos Regionais.
Na sede do TRT13, ela acontece no dia 24/4 e a programação inclui o lançamento do plano odontológico “Amil Dental”. Na cidade, o evento ocorrerá das 9h às 13h, no prédio sede do Tribunal na Av. Corálio Soares de Oliveira, S/N, Centro.
Em Porto Alegre, será na quinta-feira 25/4, das 11h às 15h, na sala de convivência do prédio administrativo que fica na Av. Praia de Belas, 1100. Lá haverá também blitz de saúde bucal, ofertada pela Dental Uni. E em Maceió, a Abril Saúde se realizará no dia 26, sexta, das 9h às 13h, na Casa Verde.
Esta é a segunda edição do evento que faz alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Para participar, os associados devem resgatar voucher que estará disponível a partir de 22/4 na área restrita ou aplicativo da ANAJUSTRA.
Ação online
Realizada em parceria com os Tribunais, a ação também conta com uma página online onde foram reunidas informações sobre saúde e alimentação. Nela também está disponível para download o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP), ele oferece dicas de combinações saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar e lanches.
Na página também foram publicadas receitas de sucos funcionais para quem quer diminuir a ansiedade, aumentar a disposição, melhorar a digestão, entre outros.
Alimentação saudável
Como a ação Março Mulher, a Abril Saúde também tem como mote o autocuidado. “Alimentar-se bem é um dos fundamentos do autocuidado e é por isso que vamos levar essas oficinas até os servidores para que eles aprendam mais sobre o tema, aplicar isso no dia a dia e evitar ou diminuir o risco de muitos males”, diz a gerente administrativa da associação, Gelice Prado.
As dietas pouco saudáveis, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), são um dos cinco fatores que aumentam a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis como – diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Os outros quatro são: o uso do tabaco, a inatividade física, o uso nocivo do álcool e a poluição do ar.
O combate a essas doenças está entre as 10 prioridades da organização para 2019. Segundo dados da própria OMS, elas são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo. O percentual equivale a 41 milhões de falecimentos, incluindo 15 milhões de pessoas que morrem com idade entre 30 e 69 anos.
As oficinas da ação abordarão dois temas: sucos saudáveis e alimentação saudável na rotina da criança.
Acessos: 3