BemViver
BEM VIVER GALERIA DE FOTOS NOTÍCIAS AÇÕES DO BEM VIVER

Assista ou reveja a live com a professora de filosofia, Lúcia Helena Galvão

09/06/2021 11:43

Professora da Nova Acrópole fala sobre as virtudes que devemos ter nos momentos de crise.

Lúcia Helena Galvão
A+ A-

Entrevista com a professora da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão.  - ANAJUSTRA Federal Entrevista com a professora da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão. - ANAJUSTRA Federal

As virtudes que nos permitiram atravessar crises foi o tema da live de ontem, 8/6, com a professora da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, no Programa Bem Viver da ANAJUSTRA Federal. Com a experiência de 31 anos na atuação em temas ligados à Filosofia, Psicologia, Simbologia e Ética, ela falou sobre os comportamentos das pessoas durante a crise que estamos vivendo, as experiências de crescimento nesse período, conclusões sobre a humanidade, entre outros assuntos.

“É fundamental criarmos um vínculo de confiança com a vida neste momento. A confiança na vida é perceber que ela é inteligente, obedece a uma lógica. Quando olhamos a partir da nossa janela, vemos a sucessão das estações, vemos até mesmo os insetos que batem contra nossa vidraça, nós percebemos que não há caos na natureza, tudo é cosmos, tudo obedece a uma ordem. E, obviamente, se há ordem e sentido em tudo aquilo que acontece na natureza como um todo, haverá ordem e sentido naquilo que acontece na natureza humana que faz parte da natureza como um todo.”

A professora falou sobre as experiências que nos fazem crescer durante os momentos difíceis. “Os momentos nos quais mais crescemos são os de crise. Há uma tendência do ser humano de se colocar mais reflexivo. Confiar na vida e conhecer os propósitos dela é um primeiro ponto. Em segundo lugar, entender que as provas, por mais duras que sejam para o nosso nível de consciência, são necessárias”, explicou.

“E diante de qualquer crise da vida eu proponho uma postura ‘vou sair do outro lado maior do que eu entrei’ porque assim eu não saio de mãos vazias. Ao crescer dentro da crise, eu consigo contrabalancear um pouco as perdas que aconteceram. Considerar que nós viemos ao mundo para crescer como seres humanos, sair maiores do que entramos, para que a gente possa continuar a nossa trajetória.”

Lúcia Helena falou, ainda, sobre a energia que empregamos durante esses momentos. “Se nós gastássemos a energia para procurar culpados da crise e empregássemos, todos juntos, para procurar soluções, já teríamos construído alguma coisa. Dentro do palco mais limitado que você possa imaginar você pode muito. Dentro do palco limitado da nossa vida, podemos ir ao limite das nossas possibilidades.”

Confira a live na íntegra 

 

Sobre a professora Lúcia Helena Galvão

A professora possui mais de 400 palestras publicadas no canal do YouTube da Nova Acrópole Brasil, que somam mais de 40 milhões de visualizações. Publicou quatro livros sobre poesias e reflexões próprias, além de ter prefaciado diversas obras, escrito letras de músicas, como a música Prudência, cantada por Zizi Possi, e dois roteiros para teatro, dentre eles a obra “Blavatsky”, estrelada por Beth Zalcman.

É palestrante profissional, tanto no Brasil quanto no exterior, ministrando palestras em empresas e órgãos públicos. Seus cursos sobre administração do tempo e técnicas de estudo já foram realizados por mais de vinte mil alunos. E possui três cursos on-line: Agenda estóica - Como viver o estoicismo, Técnicas de Estudos e Administração do Tempo, oferecidos pela Idealix Cursos On-line, com mais de 5 mil alunos.

Queremos te ouvir

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar sua experiência com uma da ações do programa Bem Viver?
Fale com a gente.