Finanças

Prorrogado o prazo de entrega do IR 2020

03/04/2020 14:03 | Fonte:

-

A+ A-

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto Renda 2020 para 30 de junho. Conforme o secretário do órgão, José Barroso Tostes Neto, o adiamento se deu em razão ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo ele, apesar de a entrega das declarações neste ano estar em ritmo superior ao do mesmo período do ano passado, o prazo foi prorrogado depois de vários relatos de contribuintes confinados em casa com dificuldades em obter documentos na empresa em que trabalham ou trabalharam e de conseguir recibos com clínicas médicas para deduzirem gastos.

Sobre a possibilidade de rever o cronograma de restituição para quem já entregou a declaração, o secretário disse que ainda vai reavaliar a medida. Neste ano, a Receita tinha reduzido, de sete para cinco, o número de lotes de restituição e antecipado o primeiro lote de 15 de junho para 30 de maio.

Para o consultor financeiro da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, essa é uma boa notícia. “As pessoas que estão enfrentando os problemas relatados pelo próprio secretário da Receita terão mais fôlego para entregar a documentação sem erros. Isso evitará muitos transtornos”, diz ele.

Dorte lembra que a assessoria financeira da entidade está disponível para tirar dúvidas dos associados sobre o tema de segunda à sexta, das 8h às 18h, por meio de chat online ou WhatsApp. A consultoria também é feita pelo e-mail: financas@anajustra.org.br.

Para conversar com o consultor ou equipe em tempo real, abra a janela “Como podemos ajudar?”, no rodapé direito do site, e escolha entre as opções “Chat online” ou WhatsApp. Se optar pela primeira, informe seus dados pessoais e descreva sua dúvida para iniciar a conversa. Se preferir atendimento pelo WhatsApp, envie uma mensagem pela ferramenta para iniciar a conversa. 

(Com informações da Agência Brasil)