Convênios

7 erros que você comete com o seu carro

28/09/2022 15:28 | Fonte: Da assessoria

Segurança para onde você e sua família passam quase 5 anos da vida.

Brasileiros passam 4 anos e 11 meses dentro de um carro ao longo da vida. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

Número de acessos:

Um levantamento realizado pela Citroën, em 2017, denominado “Inspired By You”, revelou que os brasileiros passam 4 anos e 11 meses dentro de um carro ao longo da vida.Embora muito longe do tempo que passamos dormindo, quase 24 anos, levando em conta oito horas de sono diárias e a expectativa de vida no país, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hoje de 71,3 anos, o dado ainda é chocante.

Você cuida bem do seu automóvel? Isso é essencial já que, como mostrou a pesquisa, muitas horas do seu dia você passa nele. Confira sete erros que você pode estar cometendo e, consequentemente, gerando situações desagradáveis. E mais importante. Saiba como evitá-los.

Erro 1: Estacionar debaixo do sol

A pintura e partes plásticas internas do veículo são as partes que mais sofrem com a ação do sol. Com temperaturas elevadas, essas superfícies são bastante prejudicadas. A principal dica é procurar deixar seu veículo na sombra. Se possível, procure um estacionamento que seja coberto ou que possua a sombra de alguma parede ou prédio que proporcione isso. Esse é o local ideal para proteger a pintura contra os raios UV. Mas cuidado com a sombra de árvores! Além de queda de galhos e frutas que danificam parcial ou totalmente seu veículo, seiva de plantas e dejetos dos pássaros, se não lavados imediatamente, podem ser corrosivos.

Erro 2: Deixar de fazer as revisões

Quem está sempre em dia com as revisões tem maior garantia contra problemas mecânicos que podem influenciar no controle do carro. A manutenção periódica inclui desde a verificação de itens simples como óleo, estepe, limpador de pára-brisa, até os itens mais complexos.

Erro 3: Não dar atenção à bateria

A bateria é como o coração do veículo. Ela é responsável pela partida do motor e por acionar todos os recursos que seu carro possui, desde os faróis até o teto solar. Portanto, quanto mais moderno for o seu veículo, mais necessário será adquirir uma bateria de qualidade. Não adianta o veículo ser ou estar novo, em linhas gerais, a duração média de uma bateria é de 2 a 3 anos. Se preciso, coloque no calendário.

Erro 4: Abastecer até a "boca"

Não é à toa que as bombas de abastecimento travam automaticamente. Se antes o perigo era apenas de vazar combustível e manchar a pintura, hoje existe um sistema de coleta de gases do tanque para diminuir a emissão de poluentes que envolve um tubinho que fica no alto do seu tanque. Ele puxa os gases que são levados para um filtro chamado canister. Por isso, é necessária uma bolha de ar na parte superior do tanque. Se o combustível ultrapassar esse limite, o canister será danificado pois vai receber combustível em estado líquido e não seus gases. O que também prejudica o funcionamento do motor, pois o canister é conectado à central eletrônica.

Erro 5: Rodar com a gasolina na reserva

O contrário também é preocupante. Se toda vez que a luz da reserva acende você ainda roda uns quilômetros com base na capacidade do tanque do seu carro, é bom repensar esse hábito. Isso porque, quando o veículo fica na reserva, apesar de ainda ter um mínimo de combustível garantido por conta do funcionamento do sistema de alimentação, se tiver menos de 5 litros no tanque, isso pode danificar a bomba de combustível.

Erro 6: Frear bruscamente nos buracos

Essa manobra aumenta consideravelmente o impacto, sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios, o que ocasiona danos maiores do que se o buraco fosse atravessado naturalmente.

Erro 7: Não fazer um seguro

Um seguro auto é sinônimo de tranquilidade, segurança e proteção. Você pode até “dirigir super bem” e não precisar acionar o sinistro com frequência (e tomara que não precise mesmo), mas riscos existem e imprevistos acontecem. Furto, roubo, colisão, pane no motor, chave esquecida no carro. Ter com quem contar em qualquer situação é um alívio.

ANAJUSTRA Corretora

Incorporada na política de benefícios da ANAJUSTRA Federal, a ANAJUSTRA Corretora é um serviço para auxiliar os associados na contratação de seguros de vida, carro, bike, viagem e residencial. Online e especializada, garante que – além de prático – o serviço seja confiável e com descontos reais de até 22%, se comparados aos preços do mercado. Associados adimplentes e dependentes diretos como pai, mãe, cônjuge e filhos podem utilizar a corretora.

Número de acessos: