Nos Tribunais

Melhorias organizacionais são destaques da semana

14/02/2020 13:26 | Fonte:

-

A+ A-

O Acontece nos Tribunais desta semana traz notícias dos TRTs 1, 6, 8, 11 e 21 e destaca as iniciativas da 8ª e da 21ª Regiões para melhoria organizacional. No TRT do Pará e do Amapá , uma Pesquisa de Clima Organizacional das Unidades de 1º Grau (Varas do Trabalho, CEJUSC Belém 1º Grau e Central de Execução) começou a ser aplicada no último dia 10 e segue até 21 de fevereiro.

Magistrados e servidores dessas unidades devem acessar o link encaminhado via e-mail para cada um dos setores e responder ao formulário eletrônico. O objetivo da pesquisa é avaliar o grau de satisfação em relação a 37 itens do ambiente de trabalho como instalações físicas, convivência no trabalho, ferramentas utilizadas, relacionamento interpessoal, entre outros.
 


Foto: TRT21

Já no TRT do Rio Grande do Norte (21ª Região), foi realizada uma reunião do Programa de Gerenciamento de Estresse no Ambiente de Trabalho do Tribunal, que está sendo realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Trabalho, Desenvolvimento e Saúde, do Departamento de Psicologia da UFRN. Nela, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada com magistrados e servidores do Tribunal para identificação do grau do estresse no ambiente de trabalho e, como resposta, foi elaborado um plano de ações a serem desenvolvidas em 2020, com o objetivo de melhorar os resultados e a qualidade de vida dos profissionais.

O recadastramento dos servidores de aposentados e de pensionistas, que começa em março, também é outro ponto que tem ganhado a capa dos sites dos Regionais.

Confira os destaques da semana

Recadastramento de inativos e pensionistas do TRT/RJ começa no dia 2/3

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) informa que o recadastramento de inativos e pensionistas será realizado de 2/3 a 1°/4/2020, em novo horário de atendimento: das 9h às 15h. No município do Rio de Janeiro, o recadastramento pode ser feito na Seção de Atendimento ao Magistrado e Servidor (Semase), no terceiro andar do prédio-sede (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Centro - com entrada pela Rua da Imprensa). Nos demais municípios, ele pode ser efetuado nas secretarias das varas de trabalho. É preciso levar o documento de identidade.

TRT6 reduz em 65% o consumo de papel, nos últimos quatro anos

Pela quarta vez consecutiva, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) reduziu o consumo de resmas de papel. Em 2019, houve uma economia de 12%  quando comparado a 2018. No último ano, foram utilizadas 7.605 resmas, em detrimento das 8.666 do período anterior. Considerando os números de 2015 – quando entrou em vigor o Plano de Logística Sustentável do Tribunal – essa redução foi de 65%, já que o consumo daquele ano foi de 16.821 pacotes. A diminuição de custos foi significativa, pois se mantida a mesma despesa com papel de 2015 (R$ 171.586,83), o TRT-PE teria gasto R$ 211 mil reais a mais nesses quatro anos, isso sem levar em consideração o reajuste inflacionário.

Começa pesquisa de Clima Organizacional das unidades de 1º grau 

Começou na segunda, 10, Pesquisa de Clima Organizacional das Unidades de 1º Grau (Varas do Trabalho, CEJUSC Belém 1º Grau e Central de Execução). No período de 10 a 21 de fevereiro de 2020, magistrados e servidores dessas unidades devem acessar o link que será encaminhado via e-mail para cada um dos setores e responder ao formulário eletrônico. O objetivo da pesquisa é avaliar o grau de satisfação em relação a 37 itens do ambiente de trabalho como instalações físicas, convivência no trabalho, ferramentas utilizadas, relacionamento interpessoal, entre outros.


TRT11 se prepara para evento internacional sobre o combate à exploração sexual infantojuvenil

Em reunião realizada nesta sexta-feira (07.02), o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) intensificou os preparativos e o planejamento do I Seminário Internacional de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus. O evento é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e que tem como gestores regionais a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela e os juízes do trabalho Igo Zany Nunes Corrêa e Raimundo Paulino Cavalcante Filho.

TRT11 abre prazo para recadastramento de inativos e pensionistas

O TRT da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) realizará, no período de 1º de março a 1º de abril, o recadastramento de servidores inativos e pensionistas. O objetivo da ação é garantir a continuidade do recebimento dos proventos de aposentadoria e/ou benefício de pensão, por meio da comprovação de vida por parte do interessado, além da atualização de seus dados cadastrais junto à Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal. Conforme o Ato n. 179/2009 do CSJT, devem prestar informações os magistrados, juízes classistas e servidores aposentados, além dos pensionistas do Regional, residentes no país ou no exterior. O não cumprimento do cumprimento do recadastramento implicará na suspensão do pagamento dos proventos dos inativos e do benefício dos pensionistas a partir do mês subsequente ao término do prazo (1º de abril de 2020).


TRT-RN define estratégias para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Na manhã de quarta-feira (12), na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), foi realizada uma reunião do Programa de Gerenciamento de Estresse no Ambiente de Trabalho do Tribunal, que está sendo realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Trabalho, Desenvolvimento e Saúde, do Departamento de Psicologia da UFRN.Nela, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada com magistrados e servidores do Tribunal para identificação do grau do estresse no ambiente de trabalho e, como resposta, foi elaborado um plano de ações a serem desenvolvidas em 2020, com o objetivo de melhorar os resultados e a qualidade de vida dos profissionais.

Tribunal Superior do Trabalho lança página internacional

Entrou no ar, na quinta-feira (13), a página internacional do Tribunal Superior do Trabalho na internet. O ambiente, em inglês, oferece as principais informações sobre o Tribunal, como a atuação institucional e os serviços que presta à sociedade. A iniciativa é da Coordenadoria de Editoria e Imprensa, vinculada à Secretaria de Comunicação Social do TST e permitirá que o público estrangeiro conheça a história e a estrutura do Tribunal e da Justiça do Trabalho, bem como a composição da Corte e dos órgãos judicantes. 

Com informações dos TRTs TRTs 1, 6, 8, 11 e 21 e do TST