"Amor, amargo amor": servidor do TRT15 lança seu segundo livro

Novo romance de Pedro Bueno narra os conflitos e desdobramentos de uma amizade abalada pela revelação de um amor proibido.

06/04/2023 14:08 Novo romance aborda temas sensíveis e provocações.
A+ A-

"Amor, amargo amor, a história de um equívoco" é o título do segundo livro do servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Pedro Bueno. Inspirado em uma passagem bíblica que narra um possível amor entre dois amigos, o autor escreve um romance que aborda temas sensíveis e provocações. 

A obra é uma reflexão sobre as várias questões que permeiam a trajetória de personagens comuns, levando o leitor a mergulhar na trágica jornada de Dante, Jonas e Marie. De acordo com Bueno, a inspiração surgiu após ler “Acordes Secretos”, da escritora australiana Geraldine Brooks. 

“Fiquei intrigado com a menção feita pela autora ao hipotético amor do salmista Davi por Jônatas, irmão da sua esposa, filhos do rei Saul. A Bíblia sagrada faz referência a tal fato em algumas passagens, como em 2 Samuel-1:26, na qual Davi afirma ser Jônatas o mais querido, sendo o seu amor maravilhoso, maior que o de muitas mulheres”, relata o autor. 

Entretanto, mesmo após não encontrar nenhuma evidência que comprove o romance entre os personagens bíblicos, Bueno apostou no potencial do enredo. “Inspirado no sentimento cantado em salmo e no sofrimento que deve ter invadido aquelas almas, supostamente impedidas de viver, por questões religiosas, a paixão que tomava conta dos seus corpos e mentes, escrevi este romance”, explica. 

O escritor utiliza citações e referências de grandes nomes da literatura mundial, como Fernando Pessoa, Johann Wolfgang von Goethe, Fiódor Dostoiévski, Luiz Vaz de Camões, Pablo Neruda, entre outros, para aprimorar a história e torná-la ainda mais atrativa.

Bueno também é autor de "Enquanto Durmo", lançado em 2018 pela Editora Chiado, que narra as desventuras de três adolescentes que, após cometerem um crime, buscam uma nova vida em um ambiente desconhecido e degradado. “Descoberta da sexualidade, violência doméstica, estupro, drogas, prostituição e assassinato permeiam a narrativa”, esclarece. 

Além disso, o autor integrou a “Antologia de Literatura Livre: Liberdade” em 2021, também publicada pela Editora Chiado, e trabalha em outros dois títulos que devem ser lançados em breve. Bueno, ainda, é coordenador do projeto “Conte-me um conto”, onde orienta um grupo de alunos da rede pública de ensino a escreverem contos. Ele ocorre quinzenalmente, na cidade de Silveiras (SP).

Amor, amargo amor, a história de um equívoco

O enredo do livro gira em torno de três amigos de infância: Dante, Jonas e Marie. Depois de uma noite de sexo casual com Dante durante uma viagem à Rússia, Marie engravida e decide manter o filho em segredo. Jonas, por sua vez, se descobre apaixonado por Dante e a revelação gera um desentendimento que culmina em um acidente que acaba com a amizade entre os dois. 

Dante, por sua vez, torna-se alvo de um plano de vingança de Jonas, que deseja prendê-lo no cárcere do remorso. Outros personagens sem nomes circulam na história, que é carregada de sentimentos cativantes e desconfortantes.

Embora acredite que não há limitação de idade para a leitura, Bueno considera que o livro seja voltado para o público adulto ou juvenil, sob supervisão.

A versão física do livro pode ser adquirida no site da Editora Atlântico, por R$ 39,00, e a versão digital na Amazon, por R$ 20,00. 

Opinião de leitores

"Sua segunda obra o consagra na impressão que tive da primeira. A sua escrita é simples, sem enovelar-se numa estética estrutural. A obra, porém, alcança um estado único de elevação no arrebatamento da estória e das personagens. Sem medo de pecar por excesso, não há como compará-lo senão com os melhores escritores que cativaram-me a atenção na vida. Dilson Melo Silva. Servidor do TRT15 – Campinas, SP"

"Simplesmente maravilhoso o livro! Comecei a lê-lo ontem à noite e não conseguia parar. Fui controlando o sono até não dar mais conta, isso já era meia-noite e meia. Hoje acordo com o livro na mente e acabei de devorá-lo logo cedo. Parabéns por tanta sensibilidade! A sensação ao terminar esta linda obra foi um misto de tristeza x reflexão. Obrigada por me proporcionar belos momentos com a sua leitura. Luciana Bastos, Psicanalista – Belo Horizonte, MG"

"Fiquei muito emocionado com o livro. Até então, eu estava fixo na questão técnica da obra, que é primorosa. Mas o lado sutil e doce do texto me cativou e me pegou despreparado. Parabéns! Você é um talento. João Paulo Severo, Professor e Psicanalista – São Paulo, SP"

"Em seu novo livro, você exercita mais intensamente seu poder criativo, e se transporta, em tantos momentos a países distantes, onde decorrem ações que levam à explosão de futuros conflitos, e o faz de maneira forte, que balançou minha capacidade de leitor, pois, mesmo na ficção e no lirismo sempre espero que haja momentos de entendimento, de complacência capazes de aplainar conflitos criados pelo próprio ser pensante. Como leitor, sofri amargamente com a intensificação dos conflitos, esperando que se operasse um milagre de reconciliação entre os personagens, o que não ocorre. Como o criador do conflito, você optou pela intensificação do rancor humano, que é mais real na sociedade. Manoel Cardoso, Professor e Escritor – São Paulo - SP"

 

Últimas