Vivências: um mergulho na alma feminina contemporânea

Servidora do TRE-BA lança livro de crônicas, poemas e contos.

05/04/2024 10:31
A+ A-

A associada Lairte Oliveira Souza lança seu mais recente livro "Vivências: Poemas, Contos e Crônicas", uma obra que mergulha nas profundezas da solidão enfrentada pela mulher contemporânea. Com uma linguagem simples e envolvente, a servidora do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) compartilha reflexões íntimas e experiências pessoais, por meio de poemas, contos e crônicas que capturam a essência das emoções humanas. 

Boa parte dos textos que compõem o livro foram escritos durante a pandemia da Covid-19. Inspirada pela própria realidade e de amigas e pessoas próximas, Lairte  oferece uma visão autêntica sobre temas como solidão, desejo, saudade, perda e depressão. “Era um misto de sentimentos, às vezes vontade de viver tudo de uma vez, noutras desalento. Então precisava extravasar, e o fiz”.

Ao longo do livro, Lairte mistura o imaginário com o real, criando uma atmosfera que reflete a complexidade das emoções e experiências vividas pela mulher moderna. “Muitas de nós corremos atrás da realização profissional, da independência financeira e alcançamos. Porém nos perdemos um pouco na caminhada. Respeito e admiro quem é bem resolvida nesses assuntos e faz prevalecer a solitude, em vez da solidão. Mas não é assim para todas essas mulheres que, por alguma razão, estão só”.

A escritora afirma que, por meio dos textos, questiona suas próprias ações em uma tentativa de compreender a si mesma, revelando uma personalidade atípica: “Questionando quem eu sou, acabei vendo a resposta na minha própria indagação e para quem lê o meu livro. Foram muitas revelações.” 

Para Lairte, a literatura desempenha um papel acolhedor, proporcionando alívio para as dores e inspirando mudanças pessoais com respeito a si mesmo e aos outros. “Penso que quando lemos algo com que nos identificamos é acolhedor. Às vezes chega a ser um alívio para nossas dores. E, a partir dessas reflexões, buscar mudanças, com respeito a si e ao próximo. 

Desde a adolescência, ela afirma escrever reflexões. Entretanto, foi durante a pandemia que organizou os textos em um caderno e também as compartilhou em seu blog pessoal, além de publicar aqui no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal. 

O livro está disponível para venda nas versões física e e-book. Se tiver interesse no livro físico, pode entrar em contato também diretamente com a Lairte pelo telefone (71) 9300-0032.


 

Últimas