Refúgio criativo: a arte de Luciana Carvalho Lima

Servidora do TRT3 transmite para as telas a visão esperançosa que tem do mundo.

08/03/2024 12:16
A+ A-

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mergulhamos na jornada artística da associada Luciana Carvalho Lima. Servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Luciana encontrou na pintura não apenas uma forma de expressão, mas também um refúgio para a alma criativa.

"Desde minha infância, nos trabalhos escolares, eu era encantada com o mundo das cores e artes, pois via e ouvia nelas uma forma de expressar meu mundo", afirma. Sua jornada artística começou cedo, aos 12 anos, quando já recebia encomendas para decorações em festas infantis e demonstrava talento em pintura em tela e em panos de prato. Ao longo dos anos, ela participou de exposições em instituições públicas e em concursos.

 

 - Divulgação

 

Para Luciana, cada tela é uma oportunidade de compartilhar os pequenos detalhes da vida que a inspiram e a transformam. "Sempre que penso numa pintura específica, percebo que ela tem a ver com um desejo de mostrar ou me comunicar com os outros sobre os pequenos detalhes da vida que não ignoro", revela. Para ela, a arte que realiza é um reflexo de sua percepção esperançosa do mundo, inspirada pela natureza, pelo ambiente e pela história da humanidade.

 

 - Divulgação

 Além de ser uma forma de expressão, Luciana acredita firmemente no poder da arte para promover o bem-estar e a expressão individual. "A arte fala o que seu coração sente. A arte abre as portas para extravasar o que as palavras não conseguem dizer", reflete. Para ela, a pintura é uma jornada de autodescoberta e liberação emocional. “‘Se penso , logo existo’, imagino que: ‘Se realizo numa criação, logo me liberto"'.

Enquanto sua carreira no Tribunal Regional do Trabalho é motivo de orgulho, Luciana encontra na arte um momento de conexão consigo mesma. "Minha carreira é meu orgulho pelo resultado dos meus esforços e dedicação no cumprimento da missão de se servir ao outro, em busca da pacificação e da justiça, A arte é um momento comigo mesma, para alcançar a melhor forma de me expressar e atingir a meta profissional", destaca.

 

 - Divulgação

 Olhando para o futuro, Luciana planeja uma “linda vernissage com minhas obras” para anunciar o novo capítulo profissional, após a aposentadoria.

Conheça mais da servidora artista pela página dela no Instagram - @lucianalima2024 

Últimas