Festival de cinema francês, 21 livros para ler em 2021, lives da Casa Natura e mais

Acesse a programação com dicas para a primeira quinzena de fevereiro.

02/02/2021 12:51
A+ A-

Nada melhor do que começar o mês com uma agenda cultural incrível, não é? Em outros tempos, fevereiro seria dedicado ao carnaval. Quem ama já faria a programação preferida. E quem não gosta daria um jeito de fugir da folia.

No cenário atual, é preciso ter um pouco mais de paciência e adaptar a diversão para a modalidade virtual. Ainda assim, temos dicas para você aproveitar: de festival de cinema francês ao retorno das lives da Casa Natura.

Confira!

“My French Film Festival”

Os cinéfilos podem mergulhar de cabeça na programação online do “My French Film Festival”, que exibe 33 filmes franceses dos mais variados gêneros até 15 de fevereiro pela plataforma Belas Artes à La Carte (https://www.belasartesalacarte.com.br/my-french-film-festival-1). E o melhor: sem custo nenhum. Escolha o filme e clique para começar a assistir. Não é necessário fazer assinatura para assistir aos selecionados para a mostra. Os filmes são divididos em temáticas sobre juventude, famílias, mulheres, histórias assombrosas, infantis, dentre outras.

Entre os destaques da curadoria do Belas Artes à La Carte estão quatro longas-metragens: "Camille", (2019), de Boris Lojkine; "Orfeu" (1950), grande clássico de Jean Cocteau; "Filles de Joie" (Donas de Alegria/2019, dirigido por Frédéric Fonteyne e Anne Paulicevich; e "Enorme" (2020), quinto longa da diretora Sophie Letourneur, esta comédia ficou no top ten do ano de 2020, da conceituada revista Cahiers du Cinéma.

Acesse! (https://www.belasartesalacarte.com.br/my-french-film-festival-1)

21 livros para ler em 2021

Se você é do tipo que com carnaval ou sem prefere um livro como companhia, a Estante Virtual separou uma dica para este ano: 21 livros para conhecer, ler ou reler. A lista tem escritores (as) do Brasil e do exterior com narrativas diversas: biografia, romance, infantis, históricos e etc.

Confira abaixo a seleção e clique no título da livro para saber as opções à venda:

1 - Torto Arado - Itamar Vieira Junior

2 - Uma terra prometida - Barack Obama

3 - A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante

4 - Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro

5 - Quarto de Despejo - Diário de uma FaveladaCarolina Maria de Jesus

6 - Mulheres Que Correm Com os Lobos - Clarissa Pinkola Estés

7 - Bom Dia, Verônica - Andrea Killmore, Ilana Casoy e Raphael Montes

8 - Abuso - a cultura do estupro no Brasil - Ana Paula Araujo

9 - O pequeno príncipe preto - Rodrigo França

10 - Maus - a História de um Sobrevivente - Art Spiegelman

11 - Santo Guerreiro: Roma Invicta - Vol. 1 - Eduardo Spohr

12 - Escravidão - Volume 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares - Laurentino Gomes

13 - Marrom e amarelo - Paulo Scott

14 - A Paixão Segundo G. H. - Clarice Lispector

15 - A vida não é útil - Ailton Krenak

16 - Sempre em Frente - Rainbow Rowell

17 - A Revolução dos Bichos - George Orwell

18 - Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez

19 - A Troca - Beth O'leary

20 - Sol da Meia-Noite - Stephanie Meyer

21 - Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano - Grada Kilomba

Lives da Casa Natura Musical

Após um recesso, a Casa Natura Musical (instagram.com/casanaturamusical) retoma a programação online com lives no mês de fevereiro. Dentre elas, indicamos a conversa entre a cantora Luedji Luna, que lançou recentemente o disco Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água (2020), e a escritora Conceição Evaristo, no dia 11/2, às 19h, no Instagram da Casa Natura Musical.

Outro encontro imperdível será no dia 18/2, também às 19h no IG da Casa Natura Musical, entre o cantor e compositor Zeca Baleiro e a cantora Xuliana Linhares, integrante da banda Pietá. Participe das lives!

Chiharu Shiota no CCBB-RJ

A artista japonesa Chiharu Shiota é conhecida por criar instalações e outras obras cheias de linhas e papel. O trabalho dela pode ser conferido na exposição “Linhas da Vida”, que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro até 19 de abril de 2021. Se ainda não se sente em segurança para sair de casa, é possível conferir uma versão da exposição no Google Arts & Culture.

Dividida em cinco núcleos, a exposição conta com obras que te convidam a pensar sobre a vida, seu propósito, as conexões entre os seres e a memória. Uma das obras que mais se destacam é intitulada "A chave na mão" (2015), uma instalação composta por dois barcos que lembram, segundo a artista, duas mãos receptoras prestes a agarrar ou deixar de lado uma oportunidade, postos em um emaranhado de 180 mil chaves.

Caso queira visitar a mostra, agende o horário da visita pelo site do CCBB-RJ. Assim como todos os museus e centros culturais que reabriram na quarentena, o CCBB-RJ segue protocolos de segurança sanitária que devem ser respeitados por todos os visitantes. A entrada é gratuita.

 

Últimas