Foro Trabalhista do TRT4 expõe fotografias sobre Quilombo Lemos

07/11/2019 10:29

A mostra é composta por 30 fotografias com histórias dos moradores da comunidade. Confira as fotos da inauguração.

A exposição "Quilombo Lemos por Imagens Faladas - Territórios Educativos do Colégio Estadual Paraná" poderá ser visitada até o dia 26/11, no Espaço Lenir Heinen, localizado no Foro Trabalhista de Porto Alegre (RS). 

Composta por 30 fotos de autoria de Leandro Anton e Cristiano da Rosa — educadores do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo que estão à frente do Coletivo Imagens Faladas — e dos alunos Anry Medeiros, Anthony Cordeiro, Iossana Santos e Maria Eduarda Silva, do Colégio Paraná, a mostra é uma ação do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4, e integra o calendário de atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro.

Inauguração da mostra

O fotógrafo Leandro Anton, integrante do coletivo Imagens Faladas, agradeceu à acolhida do Quilombo Lemos durante a inauguração da exposição, em 4/11, e afirmou que a iniciativa faz parte de uma mobilização pelo direito à cidade, aos territórios históricos e à cultura. "Levar os alunos de uma escola para essa comunidade foi uma experiência extraordinária, porque esses territórios são territórios de aprendizagem por excelência, já que representam a história do povo brasileiro", destaca.

Como explicou o representante do Quilombo Lemos, Sandro Lemos, a inauguração da exposição está sendo um momento histórico para a família. "Espero que o nosso Quilombo sirva como exemplo, para que surjam iniciativas assim também em outras comunidades negras e não negras, ainda mais nesse momento de dificuldades", diz. 

Confira a galeria de fotos.

*Com informações do TRT4.

Últimas