Parlamentar

ANAJUSTRA Federal acompanha debate sobre recomposição salarial

01/06/2022 14:42 | Fonte: Da assessoria

Evento teve transmissão online e contou com a participação da Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados e entidades representativas dos servidores.

Congresso Nacional em Brasília (DF). | Foto: Reprodução InfoEscola
A+ A-

A recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União é um dos principais eixos de atuação da ANAJUSTRA Federal neste ano. Por isso, a entidade acompanha de perto todas as movimentações sobre o tema. Nesta terça-feira, 1ª/6, o assessor parlamentar da entidade, Roberto Bucar, participou de um ato pelo reajuste do funcionalismo público no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, convocado pela Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados, e entidades representativas da categoria, transmitido ao vivo pelo YouTube.

O objetivo do manifesto foi chamar a atenção dos parlamentares para a valorização do serviço público, reestruturação da carreira e reajuste salarial. Além disso, o evento buscou pressionar o governo para avançar nas negociações nos pleitos das categorias.

Para Bucar, esse tipo de mobilização dos servidores demonstra a força e união do movimento na luta pela recomposição salarial. “É necessária uma revisão geral dos salários dos servidores visto as perdas inflacionárias e o período dos últimos cinco anos sem nenhum tipo de aumento. Juntas, as entidades têm mais força e voz, esse é o caminho para termos um resultado efetivo”, pontua.

Presente no evento, o deputado Israel Batista (PV/DF), parabenizou as entidades e os parlamentares pelo ato e fez um alerta sobre a atual situação dos servidores. “Hoje o que vemos no nosso país é uma tremenda injustiça que se dá globalmente e que se os servidores não ficarem muito atentos, vamos voltar a mesma situação de 2019, quando o governo iniciou apontando os servidores como vilões da crise econômica”, enfatizou.

O parlamentar destacou, ainda, a necessidade da comunicação com a sociedade. “Nós precisamos ter um discurso unificado nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, para ganhar o apoio da opinião pública”.

Pedido de reajuste aos Tribunais Superiores e Conselhos

O presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, e o vice-presidente, Áureo Pedroso, se reuniram no dia 17/5, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), para tratar da reposição salarial dos servidores do Judiciário da União.

No encontro, o ministro que já havia dado aval à proposta do governo de revisão geral de 5% para os servidores federais, mostrou conhecer a realidade da categoria e preocupação em valorizar o quadro do Judiciário. “Nós trabalhamos em benefício do público e temos que atender a essa demanda dos servidores que passaram por um período tão difícil, principalmente durante a pandemia e sem reajuste há tanto tempo”, frisou.

A audiência com o ministro Luiz Fux foi resultado de um pedido enviado via ofício pela associação em janeiro deste ano. O documento foi encaminhado, ainda, para os presidentes dos demais Tribunais Superiores e Conselhos (STF, TST, TSE, STM, CNJ, CSJT e CJF), além do TJDF.

O ofício sobre a recomposição salarial também foi remetido, em dezembro do ano passado, ao conselheiro Luiz Fernando Bandeira Mello Filho, coordenador do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o pedido de inclusão da ANAJUSTRA Federal como integrante deste Fórum.