Parlamentar

Congresso decide sobre vetos nesta 3ª

05/10/2015 08:59 | Fonte:

-

A+ A-

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Está marcada para essa terça-feira, 6/10, às 11h30, sessão do Congresso Nacional para finalizar a análise dos vetos presidenciais, iniciada no último dia 22. Um deles é o veto a recomposição do funcionalismo do Judiciário Federal.

A derrubada do veto total ao PLC 28/2015 tem apoio declarado de dezenas de congressistas, especialmente da oposição. Governistas, no entanto, continuam se mobilizando para manter não só ele, mas todos os demais vetos da pauta.

Na semana passada, uma sessão do Congresso chegou a ser marcada para a quarta-feira de manhã, mas acabou cancelada devido à decisão da Câmara dos Deputados de convocar sessões deliberativas extraordinárias para o mesmo horário.

Confira a pauta completa da sessão do Congresso Nacional

Categoria pressiona

Desde julho, quando a correção salarial foi vetada, nos dias de sessão, servidores do Judiciário protestam no gramado e nas galerias da Câmara dos Deputados (onde ocorrem as sessões do Congresso) para tentar conquistar o voto de deputados e senadores. Usam cartazes, panfletos e fazem muito barulho, com carros de som, gritos de ordem e as inseparáveis vuvuzelas. Nesta terça-feira deve acontecer o mesmo. 

Além disso, os servidores estão em greve desde junho, como parte da campanha de reposição salarial, já que a categoria está há nove anos sem reajuste do vencimento básico.  (Com informações da Agência Senado)