Parlamentar

Senadores fecham acordo sobre divisão de comissões permanentes da Casa

25/02/2015 15:29 | Fonte:

-

A+ A-

Após duas semanas de intensas negociações, finalmente partidos da base aliada e de oposição fecharam acordo hoje, 25, para a presidência das 12 comissões permanentes do Senado.

Pela divisão acertada, que respeita o critério da proporcionalidade das bancadas, além do Conselho de Ética, caberá ao PMDB as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Infraestrutura (CI) e Assuntos Sociais.

O PT ficará com as de Assuntos Econômicos (CAE) e Diretos Humanos (CDH), que será presidida pelo senador Paulo Paim (RS). A CAE é pretendida por Gleisi Hoffmann (PR) e Delcídio do Amaral (MS).

“Teremos essa definição de hoje para amanhã (26). Estamos esperando o entendimento entre os senadores Delcídio e Gleisi. Caso não ocorra, vamos resolver pelo voto. Mas estou otimista num acordo”, disse o líder Humberto Costa (PE).

O PSDB ficou com a Comissão de Relações Exteriores (CRE), que terá presidida como presidente Aloysio Nunes Ferreira (SP). O PSB indicou o senador Romário (RJ) - estreante na Casa – para presidir a Comissão de Educação (CE). O PSD comandará a Comissão de Meio Ambiente Fiscalização e Controle, com o senador Otto Alencar (BA).

“O PSDB fez a escolha que desejava, principalmente após a crise na Venezuela. Diante da omissão do governo brasileiro e do fracasso da diplomacia nacional, o partido quer contribuir ocupando a [Comissão de Relações Exteriores”, criticou o senador Cássio Cunha Lima (PB) .

Líder do PMDB, o senador Eunício Oliveira (CE), que intermediou as negociações, confirmou que o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) presidirá a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Os presidentes indicados para as comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA) são, respectivamente, os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Ana Amélia (PP-RS).

“Tudo resolvido. Restabelecemos uma tradição da Casa, que é respeitar a proporcionalidade das legendas. Fizemos um entendimento, que permitiu que todos os partidos fossem contemplados. As comissões já podem ser instaladas e os presidentes eleitos por aclamação”, comemorou Eunício.

Mesmo com entendimento, o trabalho nas comissões só deve começar semana que vem. Até lá, os líderes precisam formalizar à Mesa do Senado os nomes dos indicados para composição das comissões.

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester ny
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
why women cheat why do men have affairs why married men cheat
after an abortion site las vegas abortion clinics
my boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy
why did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend