Parlamentar

Dia Internacional do Trabalho é lembrado pelos senadores

02/05/2014 11:20 | Fonte:

-

A+ A-

O Dia Internacional do Trabalho, que marca a luta em favor de condições justas de trabalho foi lembrado pelos senadores na quarta-feira, 30, que antecede o feriado. Enquanto Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Cidinho Santos (PR-MT) e Jorge Viana (PT-AC) salientaram os bons índices de emprego e a melhora da renda, nos últimos anos, dos trabalhadores do país, Casildo Maldaner (PMDB-SC) observou que o mercado de trabalho passa por profundas mudanças. Ele sugeriu a criação de uma lei das cooperativas e a regulamentação do teletrabalho também para funcionários públicos.

No dia anterior, a senadora Ana Rita (PT-ES) sublinhou a origem da comemoração: a greve geral nos Estados Unidos, seguindo a manifestação que reuniu milhares de pessoas em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 1º de maio de 1886, pela qual os trabalhadores reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Nos dias que se seguiram, houve confrontos com a polícia e alguns manifestantes morreram. A data foi pouco a pouco adotada por movimentos de trabalhadores em vários países, até ganhar caráter internacional.

No Brasil, o dia ainda guarda relação com fatos significativos para o trabalhador. Em 1940, o 1º de maio foi a data escolhida pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954) para instituir o salário mínimo. No ano seguinte, na mesma data foi criada a Justiça do Trabalho.

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
why women cheat why do men have affairs why married men cheat
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
after an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinics
why did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband