Institucional

Servidores de SP participam do primeiro Ciclo de Palestras do Bem Viver

21/06/2017 13:41 | Fonte:

-

A+ A-

Nesta terça-feira, 20/6, os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região receberem a primeira palestra do Ciclo promovido pelo programa Bem Viver da ANAJUSTRA, com o psiquiatra Daniel Barros, e o tema: “Depressão: como identificar, prevenir e tratar”. Para o diretor da associação, Alexandre Saes, o evento foi uma oportunidade para os servidores saberem mais sobre um mal que atinge mais de 11 milhões de pessoas no país.

 “Nosso objetivo com o Ciclo de Palestras é fazer com que os servidores se informem sobre questões importantes para o bem-estar e qualidade de vida deles e de seus familiares, o que é o mote do Bem Viver”, ressalta Saes, que esteve presente.

Débora Forlin Granja, psicóloga da secretaria de saúde do TRT2, gostou da abordagem dada pelo psiquiatra. “Achei muito boa a palestra e interessante o jeito que ele coloca as informações. Sou da área, sou psicóloga e achei que ele coloca o tema de uma maneira legal, leve. Muito boa a iniciativa da ANAJUSTRA”.


Na foto, os irmãos Izaíra Morata e Mário Pereira Filho, técnicos do TRT.

Os irmãos Izaíra Morata e Mário Pereira Filho, ambos técnicos judiciário, também prestigiaram a palestra e aprovaram a iniciativa da associação. Para eles, a abordagem do médico Daniel Barros é acessível e deixa informações essenciais e questionamentos tanto para quem precisa de ajuda, quanto para quem deseja ajudar uma outra pessoa. “Buscamos a palestra porque estamos vivendo um momento de luto na família, mas por curiosidade também. E gostamos muito de ter vindo. A palestra foi muito boa. Aguardamos poder participar mais vezes”, ressalta Filho.

E não foram apenas os servidores da 2ª Região que compareceram ao evento. Priscila Borges, do TRT24, que estava em São Paulo na ocasião, aproveitou a oportunidade. “Eu gostei muito. Acho que deveria ter mais vezes palestras em todos os sentidos. Eu por exemplo sou de outro Regional, e lá o TRT faz muito essas palestras, mas se a ANAJUSTRA passar a fazê-las será muito legal”.

Daniel Barros, psiquiatra e médico do programa Bem Estar, da Rede Globo, ainda ministrará palestras com o tema “Depressão: como identificar, prevenir e tratar” em Porto Alegre e Belo Horizonte, por meio do programa Bem Viver. Para o evento em São Paulo, o médico disse que considerou as demandas locais. Nos últimos anos, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa registrou diversos casos de “suicídio, uma doença que está entre os distúrbios causadores da depressão”.
 
“Para conversar com os servidores deste Tribunal, eu pensei nas demandas do trabalho, nas pessoas que lidam com o público, e na questão do suicídio não dava para não falar aqui. Quanto ao tema, hoje em dia as empresas têm ficado mais atentas com a depressão. As pessoas têm notado que isso é um problema e querem saber como lidar”.