Institucional

ANAJUSTRA promove Ciclo de Palestras sobre depressão

31/05/2017 13:37 | Fonte:

-

A+ A-



Com o tema: “Depressão: como identificar, prevenir e tratar”, o primeiro Ciclo de Palestras do Programa Bem Viver passará por São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre nos meses de junho e julho. O palestrante será o psiquiatra Daniel Barros, que é um dos médicos do programa Bem Estar, da Rede Globo.  

Em São Paulo, a ação ocorrerá no dia 20/06, no auditório do 1º subsolo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. Para participar, os servidores associados devem apresentar o voucher do Ciclo de Palestras por meio do aplicativo da ANAJUSTRA ou imprimi-lo na área restrita do site e entregá-lo no local do evento. Os não associados devem retirar os vouchers na unidade administrativa da entidade. Eles estarão disponíveis para os interessados a partir do dia 12/06 e as vagas são limitadas. 

Em Belo Horizonte e em Porto Alegre as palestras serão realizadas no mês de julho. 

A depressão no Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira, ou seja, 11, 5 milhões de pessoas sofrem desse mal. O índice é o maior na América Latina e o segundo nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

“2017 foi escolhido como o ano de combate a depressão e queremos dar nossa contribuição fazendo com que os servidores saibam reconhecer os sintomas, preveni-los e até tratá-los,” diz o presidente da associação, Antônio Carlos Parente. 

Além disso, ele afirma que é preciso tratar o tema entre o funcionalismo. “O ambiente público é sobrecarregado de metas e regras e os servidores estão submetidos a um cenário de desvalorização que pode levar muitos deles a adoecerem.”

O tema é tratado em uma reportagem da edição especial da revista ANAJUSTRA em Pauta que será distribuída no mês de junho.  

O palestrante

Daniel Barros integra o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC), onde atua como coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor). Ele é doutor em Ciências e bacharel em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). 

O Bem Viver

O Programa Bem Viver foi criado para levar serviços de saúde, lazer, esporte, cultura e educação aos associados da ANAJUSTRA e, com isso, promover mais qualidade de vida entre os servidores da Justiça do Trabalho. 

Desde o lançamento, em fevereiro, a ANAJUSTRA, em parceria com os Regionais do Trabalho, realizou ações presenciais em nove cidades. “Definimos as cidades que receberão nossas ações sempre visando atender regiões diferente e o maior número de associados, e nossa meta é expandir as ações a cada ano”, enfatiza o presidente da associação.