Gerais

Palestra sobre liderança reúne coordenadores de unidades do CSJT e TRTs

26/03/2018 10:41 | Fonte:

-

A+ A-

Coordenadores e diretores de diversas áreas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho participaram, na quinta-feira, 22, do Café com Líderes, evento que teve como atração a palestra Lider Coach, da personal coach e facilitadora Kátia Miranda. A palestrante da Dale Carnegie, um dos mais respeitados institutos de desenvolvimento de lideranças e atuante em 90 países, falou durante mais de duas horas sobre os novos conceitos de liderança necessários para uma gestão efetiva das organizações. 

De acordo com Kátia Miranda, o contexto atual das instituições tem que levar em conta o ambiente externo. Para ela, atualmente, a evolução constante dos cenários obriga o gestor a repensar sua forma de gerir os comandados. “Não estamos mais lidando apenas com custo, qualidade e tempo. Hoje, temos o desafio de entender os contextos externos. A análise é qual o impacto deste contexto na organização e no papel que ela está exercendo para a sociedade?”, indagou.

Segundo a palestrante, após entender as repercussões geradas pelos novos cenários, o líder precisa desenvolver mecanismos para agregar pessoas comprometidas à sua equipe. A missão, a partir daí, passa a ser como motivar os novos talentos que foram formados num cenário de incertezas. Para Kátia Miranda, o gestor precisa, primeiramente, mudar conceitos enraizados. “O maior desafio com o processo de mudança é o que o líder vai fazer com seu ego. O comportamento do gestor impacta significativamente neste processo de pessoas que estão dispostas a fazer algo diferente”, afirmou.

Durante a palestra, os coordenadores foram instados a formar grupos para conhecerem a forma pela qual cada um tem conduzido suas respectivas equipes, identificando, posteriormente, quais os pontos fracos e fortes no estilo de liderança. Kátia Miranda encerrou afirmando que o maior o problema das organizações públicas, hoje em dia, é a falta de coerência entre o discurso e a prática. “Missão, visão e valores não podem ser uma placa de enfeite. Quando uma instituição trabalha desgarrada do propósito para o qual foi criada, as pessoas não se comprometem”, concluiu.

O Café com Líderes foi promovido pela Núcleo de Educação Corporativa do CSJT (Neduc), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGPES). Informações sobre a agenda de cursos, palestras e eventos podem ser obtidas pelo telefone (61) 3043-3391 ou pelo ead@csjt.jus.br.