Gerais

Juízes e servidores trocam experiências durante Semana do Servidor no TRT16

12/06/2015 09:13 | Fonte:

-

A+ A-

Juízes e servidores do TRT do Maranhão se encontraram essa semana para trocar ideias, experiências e refletir sobre temas do cotidiano durante a segunda edição da "Semana do Servidor", realizada pela Escola Judicial da 16ª Região. A Semana foi encerrada ontem, 11, com a palestra "Competências e Habilidades Interpessoais", ministrada pela servidora Gisele Neves, que debateu as relações interpessoais e as competências para lidar com as situações vivenciadas nas organizações públicas diariamente.

Em alguns casos, como explicou a servidora, é necessário desenvolver outras habilidades e formas de conhecimentos, como por exemplo, os responsáveis pelas conciliações, que vão além dos saberes jurídicos. “Outros conhecimentos e habilidades também são importantes como saber ouvir e ter estratégias de convencimento”, disse.  

Durante a palestra, Gisele Neves estimulou a reflexão entre os servidores sobre conceitos básicos e importantes para o desenvolvimento de competências e de habilidades. Em resumo, ela explicou que competência se refere ao “conjunto formado por conhecimentos e habilidades”. Já o conhecimento, ela o associa aos saberes formais e tecnológicos de processos de trabalho e habilidade, à capacidade de lidar com situações adversas, lançando mão de recursos como a comunicação e o relacionamento com o outro.

Direito Previdenciário

O Direito Previdenciário e as alterações na Lei 8.112/90 também foram destaques na programação da Semana do Servidor. Na segunda-feira, 8, o coordenador de Gestão de Pessoas do TRT16, José Ribamar Chagas, palestrou sobre o tema e apresentou detalhes sobre a aposentadoria e pensão atualmente. O conteúdo da palestra foi disponibilizado no site do TRT do Maranhão e pode ser acessado por quem tiver intesse no tema. (Com informações do TRT16)

Mulheres contemporâneas

Na terça-feira, 9, os juízes e servidores debateram o tema "Mulher Contemporânea: Novas Questões, Novas Divisões", conduzido pela servidora da Ejud, Anícia de Jesus Ewerton que também é psicanalista. De acordo com Anícia, o ser humano sempre se confronta com seus próprios questionamentos e, no caso específico da mulher, esses questionamentos são mais frequentes, haja vista que a mulher vem, ao longo do tempo, assumindo múltiplas atividades, deixando de ser apenas aquela mulher que, até o Século XIX, nascia para ser mãe, esposa, e que não era destinada “aos grandes trabalhos intelectuais nem aos grandes trabalhos materiais”, conforme a visão masculina da época.

Citando a psicanalista francesa Marie Hélène Brousse, Anícia disse que os papéis que as mulheres vão exercendo na sociedade são papéis determinados pelos discursos, porém algumas mulheres conseguem se sobressair e não aceitam, de modo tão passivo, certos papéis, até chegar à mulher contemporânea, que escolhe ser dona do seu próprio tempo, respeitando o tempo de cada uma, respeitando, primeiramente, a si mesma.  “Hoje a mulher pensa em si, em seu próprio tempo”, observou Anícia.

A partir da perspectiva da psicanálise, o sexo feminino não vivencia novas questões. Pelo contrário, são as mesmas questões do passado, tais como, casamento, amor, filhos, mas agora vivenciadas por uma mulher diferente, multifacetada. De acordo com a psicanalista, alguns estudos revelam que as mulheres foram os verdadeiros agentes das transformações ocorridas nas relações entre os sexos. A ida para o mundo do trabalho trouxe novas representações como a de batalhadora, e o abandono da posição de sujeição e obediência.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
why women cheat why do men have affairs why married men cheat
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
after an abortion site las vegas abortion clinics
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
wife cheated on me now what link wife wants to cheat