Gerais

I Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista começa em Brasília

07/05/2015 16:22 | Fonte:

-

A+ A-

O I Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista teve início na manhã desta quinta-feira, 7. O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Antonio José de Barros Levenhagen, procedeu à sessão solene de abertura, e, em seguida, os participantes do evento assistiram à conferência “Novas Tendências da Execução e Efetividade da Tutela Jurisdicional”, proferida pelo mestre, doutor e livre docente em Direito Flávio Luiz Yarshell.

O presidente Barros Levenhagen disse que o seminário nacional é mais um instrumento produzido pelo Judiciário do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), para aprimorar essa fase processual. “Com a finalidade de ressaltar ainda mais o elevado patamar que a fase de execução tem assumido, mostra-se singular a promoção de eventos científicos como este, protagonizado por renomados doutrinadores, que certamente fomentarão o debate de teses. Desse modo, ampliar-se-á o horizonte sobre essa temática”, considerou o ministro.

Ao revelar que as Varas do Trabalho conseguiram encerrar, em 2014, 661.551 execuções frente aos mais de um milhão de processos em execução iniciados no mesmo ano, Levenhagen solicitou o engajamento dos tribunais, dos magistrados e dos servidores para solucionarem, juntos, “o cenário desafiador da execução trabalhista”. 

Nesse sentido, o presidente citou providências do Judiciário do Trabalho com a finalidade de resolver o problema por meio de parcerias realizadas entre o CSJT, o TST e os Tribunais Regionais do Trabalho. Entre as ações, estão o estabelecimento da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista; a edição da Resolução CSJT nº 138, de 9 de junho de 2014, a qual dispõe sobre o estabelecimento de Núcleos de Pesquisa Patrimonial no âmbito dos TRTs; a redefinição do formato da Semana Nacional da Execução Trabalhista; a utilização de meios eletrônicos para investigação patrimonial; e a elaboração de informativo mensal com o resumo das decisões proferidas pelo TST na fase de execução.

Conferência de abertura

A conferência inicial coube ao mestre, doutor e livre docente em Direito Flávio Luiz Yarshell. Com base no tema “Novas Tendências da Execução e Efetividade da Tutela Jurisdicional”, o conferencista abordou os aspectos comuns na execução em diversos ramos do Direito; em que medida a lei processual civil se aplica de forma supletiva e subsidiária ao processo trabalhista; e a atuação do Judiciário do Trabalho sobre as questões que envolvem a responsabilidade patrimonial, a fraude de execução e o incidente de desconsideração da personalidade jurídica.


Entre os diversos conceitos e práticas apresentados, Yarshell ressaltou a importância de a busca pela eficácia da execução não se desvincular do princípio do devido processo legal. O conferencista também opinou sobre a aplicação de instrumentos do novo Código de Processo Civil (CPC) no Direito do Trabalho, para a efetividade da execução. “Cito, como exemplo, a medida de execução indireta que consta do §3º do artigo 536 do novo CPC. Esse parágrafo determina que o executado incidirá nas penas de litigância de má-fé quando injustificadamente descumprir a ordem judicial, sem prejuízo de sua responsabilização por crime de desobediência. Esse caso de execução indireta é passível de aplicação no Direito Processual do Trabalho”, disse Yarshell.  

A programação do I Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista prossegue até o início da tarde de sexta-feira, 8, com outras conferências e diversos painéis.

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma
why did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
my boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy