Gerais

Lewandowski destaca harmonia entre Poderes durante evento no Congresso

03/02/2015 08:35 | Fonte:

-

A+ A-

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, participou nesta segunda-feira, 2, da cerimônia de abertura do Ano Legislativo de 2015 no Congresso Nacional. Além de entregar relatório de atividades e de metas do Judiciário, o ministro destacou a importância da harmonia entre os Três Poderes. 

Citando palavras do ex-parlamentar e atual vice-presidente da República Michel Temer,  Lewandowski lembrou que a independência e a harmonia entre os Poderes são valores consignados pela própria Constituição. "Se os poderes viverem em desarmonia, o país estará em uma situação de inconstitucionalidade", afirmou. 

Ao desejar um ano de trabalho e de realizações ao Legislativo, o presidente do STF garantiu aos presidentes das duas casas parlamentares que o STF está de portas abertas para "um diálogo franco, aberto, institucional e republicano em prol do bem estar do povo brasileiro". 

Relatório

A entrega de relatório anual de atividades do CNJ ao Congresso Nacional consta do inciso VII, parágrafo 4º, do artigo 103-B da Constituição Federal. Incluído pela Reforma do Judiciário (Emenda Constitucional n. 45/2004), o dispositivo destaca que, além de dados sobre as atividades do Conselho, o relatório pode propor providências que julgar necessárias sobre a situação do Judiciário nacional.

O relatório tem 188 páginas e é dividido em três partes. A primeira apresenta a estrutura orgânica do CNJ e síntese de atribuições; a segunda, o Mapa Estratégico e dados orçamentários do Judiciário; e a terceira parte traz as principais ações desenvolvidas no CNJ ao longo de 2014.

Evento

A abertura do Ano Legislativo foi presidida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).  Além do chefe do Judiciário, compuseram a mesa o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP); e a terceira-secretária da Câmara, Mara Gabrilli (PSDB-SP).

O primeiro-secretário leu mensagem do Executivo com os principais resultados da primeira gestão da presidente Dilma Rousseff e de metas para o próximo quadriênio. Já os presidentes das duas casas legislativas destacaram os temas que devem movimentar o Congresso em 2015 e conclamaram os parlamentares a trabalharem unidos. 

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester ny
how to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheater
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
how to cheat on my husband why men have affairs cheaters
wife cheated on me now what link wife wants to cheat