Gerais

Consultor dá dicas para organizar o orçamento doméstico no final do ano

31/10/2014 22:04 | Fonte:

-

A+ A-



As mensalidades escolares em 2015 vão subir acima da inflação oficial para os alunos de escolas particulares de todo o país. O anúncio foi feito recentemente e na conta devem ser incluídos mais itens: matrícula,  material escolar, uniformes, transporte e atividades extraescolares como aulas de música e línguas.

Além disso, nos três primeiros meses de um novo ano, o orçamento fica comprometido com o pagamento de tributos como IPTU, IPVA, parcelas das compras de Natal e viagens de férias. "Agora é hora de colocar na ponta do lápis as contas do final de 2014 e do início do próximo ano e adequar o orçamento doméstico para evitar o endividamento", lembra o consultor financeiro, José Carlos Dorte.

No que se refere aos gastos escolares, ele lembra que, o reajuste da mensalidade é apenas um dos aspectos que devem ser analisados. " É preciso estar atento a uma boa proposta pedagógica, ao corpo docente , a segurança dos alunos, a regularidade junto aos órgãos fiscalizadores e, principalmente, a localização da escola", destaca.

Sobre o pagamento do IPTU e do IPVA, Dorte ressalta que a melhor opção é quitá-los em uma única parcela. "Caso não seja possível, é preciso tomar o cuidado de parcelar o valor sem prejudicar outras contas". Para quem tem dívidas e quer quitá-las ainda este ano, ele sugere que o consumidor identifique as parcelas em atraso e tente negociar dívida diretamente com o credor. "É mais seguro e o consumidor ainda pode ter descontos", afirma.

Consultoria gratuita

A assessoria financeira é um serviço gratuito e sigiloso que a ANAJUSTRA oferece aos associados. Por meio do "Pergunte ao Consultor", o servidor pode tirar dúvidas sobre gestão financeira e também ser orientado sobre as atuais opções de investimentos.

As dúvidas e orientações são dadas por Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA, que enfatiza: "as dicas visam sempre a liberdade financeira do servidor, ou seja, busca-se não comprometer sua renda e, ainda assim, realizar sonhos de consumo". A consultoria também pode ajudar os que possuem dívidas. "Em regra, a dica é poupar, mas há casos que o socorro de um profissional é essencial", afirma Dorte.

Envie sua pergunta

Se você tem alguma dúvida sobre finanças ou quer indicações para investir, acesse a página de finanças e clique em "Pergunte ao Consultor". Preencha o formulário e envie sua pergunta.

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
i want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spouse