Gerais

TRT-ES é o primeiro do país a ter eleições diretas para presidente e vice

16/10/2014 16:12 | Fonte:

-

A+ A-

Em sessão administrativa realizada nesta quarta-feira, 15/10, o Tribunal do Trabalho do Espírito Santo (TRT) aprovou eleições diretas para cargos de presidente e vice-presidente da Corte. O Tribunal Capixaba é o primeiro do País a permitir a escolha de dirigentes por todos os magistrados.

Com a aprovação, o regimento interno será alterado, possibilitando que magistrados de primeiro grau também tenham direito ao voto. Hoje, apenas os desembargadores (magistrados do segundo grau) possuem essa prerogativa.

O desembargador Carlos Henrique Bezerra Leite é um dos mais conhecidos defensores da medida, tendo participado de seminários sobre o assunto em vários tribunais por todo o Brasil. Para ele, esse é o primeiro passo na democratização do Poder Judiciário. “Com a eleição direta, o candidato terá que apresentar suas propostas. Entre outras consequências benéficas, acredito que isso estimulará o orçamento participativo”.

O magistrado explica que o voto é proporcional. Vale dizer, como o número de desembargadores é menor (12) ao dos juízes de primeiro grau (56), os votos deles terão um peso maior para que haja um equilíbrio da representatividade democrática. Um sistema similar é adotado nas universidades federais.

O ato começa a valer a partir da próxima eleição, no TRT-ES, em 2017. Até lá muitas reuniões serão feitas para aperfeiçoar a medida. 

after an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinics
when your wife cheats my wife cheated on me now what do i do how to know your wife cheated
why did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend