Gerais

Seminário de Gestão Pública tem início no TRT8

10/09/2014 10:27 | Fonte:

-

A+ A-

Abordando os temas Gestão por Competências, Processo Administrativo Eletrônico e Sustentabilidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região abriu, nesta terça-feira, 09, o II Seminário de Gestão Pública. Promovido pela Escola de Servidores Itair Sá da Silva (ECAISS), o evento foi aberto pelo Presidente em exercício, Desembargador Decano do TRT8, Vicente José Malheiros da Fonseca, ocasião em que destacou a importância do evento. “Desejo que todos possam tirar proveito e que possamos aperfeiçoar as nossas atividades, como pessoa, e, especialmente, como servidores públicos. Porque esse país precisa realmente de um serviço público de qualidade, e é isso que se visa sempre quando se faz um evento deste”.

A primeira exposição foi realizada pela Coordenadora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Rosa Amélia de Sousa Casado, onde apresentou um panorama geral do CSJT e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, um histórico dos modelos de gestão de pessoas e a realidade dos Tribunais do Trabalho com relação à implantação do modelo de Gestão por Competências. De acordo com ela, a gestão de pessoas hoje é voltada para os indivíduos, e o modelo de gestão por competências é um caminho sem volta, assim como o Processo Judicial Eletrônico.

A implantação do modelo de gestão por competências na Justiça do Trabalho foi estabelecido dentro do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho para o período 2010-2014, como uma ação a ser desenvolvida dentro da Gestão de Pessoas. Conforme destacou Rosa Casado, o TRT8 começou esta implantação em 2006, estando hoje bem à frente dos demais Tribunais neste sentido. “Temos o TRT da 8ª Região como uma referência na parte de gestão de pessoas e, principalmente, na implantação do modelo de gestão por competências, e tem sido sempre um grande parceiro do CSJT em projetos e ações. Os tribunais ainda estão a passos lentos nesta implantação”, destacou.

A segunda palestra foi realizada pelos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8, Mônica Guimarães e Eduardo Fonseca, onde apresentaram o “PAe – Processo Administrativo Eletrônico”, seu objetivo e suas funcionalidades. Com seu desenvolvimento iniciado em setembro 2013 pela Setin, o Sistema está em fase de implantação e tem como objetivo a gestão eletrônica de processos administrativos. Conforme destacou Mônica Guimarães, o Sistema proporcionará, entre outras coisas, maior agilidade na tramitação e circulação de documentos e maior transparência nos atos administrativos. Instituído pela Resolução 17/2014, está sendo implantado de forma gradativa, a partir do mapeamento dos fluxos dos processos, que está sendo realizado por um Grupo de Trabalho destinado para isso.

Encerrando a programação do primeiro dia de Seminário, os membros da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT8, Edney Martins e Herlon Pereira, abordaram o tema “Responsabilidade Socioambiental com ênfase em Licitações Sustentáveis”. Os palestrantes apresentaram ao público o conceito de sustentabilidade, a relação deste tema com o dia a dia das pessoas e como esta sustentabilidade se insere dentro dos processos de compras da instituição. Herlon Pereira destacou que três aspectos devem ser levados em consideração quando se fala em sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “Sou sustentável quando consigo racionalizar processos e gerar economia”, afirmou. Para nortear as contratações considerando esses critérios de sustentabilidade, foi criado pelo CSJT, em 2012, o Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, ampliado e relançado em 2014. De acordo com Herlon Pereira, que inclusive fez parte da elaboração do Guia, “houve o período da implantação, da conscientização e agora estamos chegando em um novo estágio, que é o cumprimento de metas. Com o Planejamento Estratégico já temos instrumentos para fazer estas medições”.

O evento prosseguirá nesta quarta-feira, 10, a partir das 8h30, no Auditório Aloysio da Costa Chaves, com as palestras “Governança Corporativa”, com Antônio de Carvalho Neto, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Constas da União; e Gestão de Conflitos, com Manoel de Christo Neto, Psicólogo do Serviço de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

why women cheat why do men have affairs why married men cheat
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
after an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinics
how to cheat on my husband read cheaters
why did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband