-
Abordando os temas Gestão por Competências, Processo Administrativo Eletrônico e Sustentabilidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região abriu, nesta terça-feira, 09, o II Seminário de Gestão Pública. Promovido pela Escola de Servidores Itair Sá da Silva (ECAISS), o evento foi aberto pelo Presidente em exercício, Desembargador Decano do TRT8, Vicente José Malheiros da Fonseca, ocasião em que destacou a importância do evento. “Desejo que todos possam tirar proveito e que possamos aperfeiçoar as nossas atividades, como pessoa, e, especialmente, como servidores públicos. Porque esse país precisa realmente de um serviço público de qualidade, e é isso que se visa sempre quando se faz um evento deste”.
A primeira exposição foi realizada pela Coordenadora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Rosa Amélia de Sousa Casado, onde apresentou um panorama geral do CSJT e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, um histórico dos modelos de gestão de pessoas e a realidade dos Tribunais do Trabalho com relação à implantação do modelo de Gestão por Competências. De acordo com ela, a gestão de pessoas hoje é voltada para os indivíduos, e o modelo de gestão por competências é um caminho sem volta, assim como o Processo Judicial Eletrônico.
A implantação do modelo de gestão por competências na Justiça do Trabalho foi estabelecido dentro do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho para o período 2010-2014, como uma ação a ser desenvolvida dentro da Gestão de Pessoas. Conforme destacou Rosa Casado, o TRT8 começou esta implantação em 2006, estando hoje bem à frente dos demais Tribunais neste sentido. “Temos o TRT da 8ª Região como uma referência na parte de gestão de pessoas e, principalmente, na implantação do modelo de gestão por competências, e tem sido sempre um grande parceiro do CSJT em projetos e ações. Os tribunais ainda estão a passos lentos nesta implantação”, destacou.
A segunda palestra foi realizada pelos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8, Mônica Guimarães e Eduardo Fonseca, onde apresentaram o “PAe – Processo Administrativo Eletrônico”, seu objetivo e suas funcionalidades. Com seu desenvolvimento iniciado em setembro 2013 pela Setin, o Sistema está em fase de implantação e tem como objetivo a gestão eletrônica de processos administrativos. Conforme destacou Mônica Guimarães, o Sistema proporcionará, entre outras coisas, maior agilidade na tramitação e circulação de documentos e maior transparência nos atos administrativos. Instituído pela Resolução 17/2014, está sendo implantado de forma gradativa, a partir do mapeamento dos fluxos dos processos, que está sendo realizado por um Grupo de Trabalho destinado para isso.
Encerrando a programação do primeiro dia de Seminário, os membros da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT8, Edney Martins e Herlon Pereira, abordaram o tema “Responsabilidade Socioambiental com ênfase em Licitações Sustentáveis”. Os palestrantes apresentaram ao público o conceito de sustentabilidade, a relação deste tema com o dia a dia das pessoas e como esta sustentabilidade se insere dentro dos processos de compras da instituição. Herlon Pereira destacou que três aspectos devem ser levados em consideração quando se fala em sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “Sou sustentável quando consigo racionalizar processos e gerar economia”, afirmou. Para nortear as contratações considerando esses critérios de sustentabilidade, foi criado pelo CSJT, em 2012, o Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, ampliado e relançado em 2014. De acordo com Herlon Pereira, que inclusive fez parte da elaboração do Guia, “houve o período da implantação, da conscientização e agora estamos chegando em um novo estágio, que é o cumprimento de metas. Com o Planejamento Estratégico já temos instrumentos para fazer estas medições”.
O evento prosseguirá nesta quarta-feira, 10, a partir das 8h30, no Auditório Aloysio da Costa Chaves, com as palestras “Governança Corporativa”, com Antônio de Carvalho Neto, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Constas da União; e Gestão de Conflitos, com Manoel de Christo Neto, Psicólogo do Serviço de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.