Gerais

Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria em visita ao Congresso

30/05/2014 08:16 | Fonte:

-

A+ A-

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, esteve no Congresso, nesta quinta-feira (29), para anunciar sua aposentadoria. O ministro encontrou-se reservadamente com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e, em seguida, com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Segundo Renan Calheiros, Barbosa disse que deve deixar a Corte em junho.

O ministro poderia permanecer no Supremo até 2024, quando completa 70 anos. Ele não quis comentar com a imprensa o motivo da decisão. Renan Calheiros e Henrique Alves também preferiram não falar sobre eventuais justificativas. Mas ambos ressaltaram as qualidades de Barbosa como ministro e à frente da presidência do Supremo.

Para Henrique Eduardo Alves, Joaquim Barbosa teve um atuação por vezes polêmica, mas muito responsável. “Foi um mandato importante, do ponto de vista do que a sua presidência discutiu, debateu. Polêmico, mas, segundo a sua conduta, muito responsável, amadurecida. Ele sempre fez questão de explicitar isso. Desejei a ele boa sorte na vida nova que vai iniciar”, disse Alves.

Na avaliação do presidente do Senado, Renan Calheiros, Joaquim Barbosa é uma das principais referências do País. “Sempre tivemos um relacionamento muito bom como representantes dos poderes e sempre o tivemos como uma das nossas melhores referências”, afirmou.

Indicação

Joaquim Barbosa foi indicado ao Supremo Tribunal Federal pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele assumiu o cargo em 2003. Desde novembro de 2012 ocupa a presidência da corte, onde teve atuação marcada, principalmente, pela relatoria no processo conhecido como mensalão (ação penal 470). O ministro também contabilizou polêmicas, especialmente em embates com colegas da Corte.

why women cheat cheaters why married men cheat
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend