Gerais

Conciliação humanista facilita decisões judiciais

14/05/2014 08:52 | Fonte:

-

A+ A-

O Núcleo de Conciliação Humanista é uma experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB) que se desenvolve desde maio de 2012, em que a tentativa conciliatória é uma atividade jurisdicional privilegiada. A prática da conciliação acontece com magistrados e servidores capacitados com a metodologia da psicologia humanista, a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, em um ambiente humanizado e com tempo suficiente para a facilitação do diálogo. A metodologia se constitui em um reconhecimento da liberdade de pensar e da consciência crítica dos litigantes no processo de tomada de decisão. O acordo é resultado da vontade dos conflitantes, concretizando o efetivo exercício do direito ao acesso à Justiça. Nos anos de 2012 e 2013 o Núcleo de Conciliação (NUCON) alcançou um índice de 90% de acordos nas audiências em que estiveram presentes as partes litigantes.

A prática da metodologia da conciliação humanista pressupõe a aceitação do outro, quando se instala um clima psicológico favorável à vivência da experiência e se permite o fluir da fala em um diálogo autêntico e genuíno. O diálogo qualifica o encontro, possibilita a ampliação da visão dos fatos e flexibiliza os pontos de vista rígidos, orientando para um caminhar fluido em busca da cooperação e do consenso.

O TRT 13ª Região objetivando compartilhar a prática apresenta o resultado do trabalho ao Ministro Corregedor do TST , João Batista Brito Pereira.

Pretendendo divulgar a metodologia aplicada pelo NUCON o TRT 13ª Região também apresentará os resultados do trabalho no Coleprecor no dia 29 deste mês, onde estarão presentes os Desembargadores Presidentes dos Tribunais do Trabalho do país, oportunidade em que será apresentado um vídeo documentário comemorativo dos dois anos de atuação.

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester ny
after an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinics
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
wife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat