-
O número de crianças submetidas à prática do trabalho infantil no Brasil supera a marca dos três milhões, destas, estima-se que 134 mil estejam em Pernambuco. É no trabalho informal que essa prática nociva se prolifera, como exemplo no comércio ambulante.
Para combater tal prática, será lançada a campanha “Trabalho Infantil não é legal. Não compre!”, que busca conscientizar a sociedade a não consumir bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes. O que, a princípio, parece uma forma de amenizar a condição de pobreza nessa faixa etária, na verdade, fortalece a cultura social que permite o trabalho infantil, incentivando que cada vez mais crianças se afastem de um futuro melhor.
A ação é fruto da parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe).