Gerais

TRT14 prepara servidores para processo de seleção

12/03/2014 09:35 | Fonte:

-

A+ A-

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) realizou de 24 a 28 de fevereiro o Curso Básico de Cálculos Trabalhistas e Previdenciários. A capacitação realizada pela Escola Judicial, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT, faz parte do modelo de Gestão por Competências implantado pelo Tribunal e visou atender o edital do processo de seleção interna por competência para preenchimento de três funções comissionadas (FC-4), destinadas ao Fórum Trabalhista de Rio Branco.
 
Ao todo, oito servidores inscritos no processo de seleção integraram a turma que recebeu 40 horas de aula. O conteúdo programático proporcionou aos servidores aprenderem sobre a elaboração de planilhas de cálculos com as verbas deferidas em sentenças/acórdãos, acordos não cumpridos, verbas previdenciárias e atualizações de cálculos, bem como na interpretação de planilhas produzidas no programa Juriscalc, utilizado pelo TRT. Ao final, uma prova avaliou os melhores candidatos para as vagas oferecidas.
 
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas do TRT (SGEP), Frank Luz, a Justiça Trabalhista de Rondônia e Acre, em atendimento aos eixos estruturantes da administração implementados na atual gestão do Regional, colocou-se em prática desde o ano passado o modelo de Gestão de Pessoas por Competências, com a finalidade de capacitar e promover o desenvolvimento funcional de servidores e juízes, possibilitando ações como as remoções por competência. "Foi uma grande inovação o que nosso Tribunal fez nessa área e estamos colhendo os primeiros resultados desse trabalho", ressaltou o secretário.
 
Segundo a SGEP, somente em 2013 foram abertos 14 editais de seleção para preenchimento de cargos na área fim mediante remoções por competência. Neste ano, três editais já foram divulgados.
 
Para o presidente do TRT, desembargador Ilson Pequeno, o modelo de gestão por competências permitiu a implementação das remoções por competência,  possibilitando traçar um perfil ideal dos servidores para cada posto de trabalho e identificar as lacunas existentes, servindo de base para a elaboração de um plano de desenvolvimento das competências necessárias para o melhor desempenho profissional e organizacional.
 
Dos Eixos Estruturantes
 
No início da atual Gestão do regional, a Presidência definiu eixos esturantes para o biênio 2013/2014, alinhados ao PEP 2009/2014, destacando-se: Eixo  3 - Fortalecimento da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, Gestão de Pessoas, por meio do desenvolvimento de projetos e iniciativas estruturantes a saber: Governança de TIC, Banco de Talentos e Projeto Gestão de Pessoas por Competências; Eixo 2 - Simplificação e Melhoria dos Processos e Rotinas de Trabalho nas Unidades Administrativas e Judiciárias, por meio dos projetos estruturantes: Processo Judicial Eletrônico, Processo Administrativo Eletrônico, Correição Participativa, Teletrabalho e Correição Administrativa; e por fim, o Eixo 1 - que trata da efetividade na prestação jurisdicional, onde estão sendo desenvolvidas ações de maior envolvimento dos gestores e colaboradores nas atividades, rotinas e eventos dos processos de execução em 1º e 2º graus.