Finanças

Prioridades em tempos de crise

13/04/2020 13:56 | Fonte:

-

A+ A-

Estamos vivendo dias de muita expectativa e uma profusão de informações que chega de todos os lados sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Acredito que muitos dos nossos hábitos e valores serão modificados em função de tudo o que está acontecendo, mas neste momento, temos que ter duas prioridades: a nossa saúde e as nossas finanças.

A primeira, pois, ao nos atentarmos a todas as orientações médicas que estão sendo divulgadas, nos preservamos e também preservamos nossas famílias e comunidade. A segunda porque o impacto financeiro desses dias de isolamento, certamente, afetará a todos, em maior ou menor grau.

Assim, é importante planejar-se financeiramente para enfrentar os próximos meses. Para isso, pense: qual seria o pior cenário econômico para você? Caso esse cenário se confirmasse, quais providências você deveria tomar? Eu listo algumas ideias:

  • Reveja todos os seus hábitos de consumo, mantendo como prioritários a alimentação e a saúde.
  • Reúna sua família e converse sobre o que está acontecendo, seja franco e peça a contribuição de todos para economizar.
  • Estabeleça metas e objetivos para este período até que esteja mais claro o novo cenário.
  • Lembre-se: agora não é prudente fazer investimentos. Não programe  viagens, não adquirira carros, não invista em imóveis, nada! Mantenha suas reservas disponíveis. Não sabemos o que vai acontecer.
  • Muitos Estados já prorrogaram o IPVA e os municípios também estão prorrogando o IPTU. Confira isso. A regra de ouro atual é disponibilidade financeira.
  • Muitos Estados já prorrogaram o IPVA e os municípios também estão prorrogando o IPTU. Confira isso. A regra de ouro atual é disponibilidade financeira.
  • Analise se é possível obter novas receitas para fazer frente às despesas que poderão vir .

Outra prioridade do momento é entregar a declaração do Imposto de Renda. O prazo de envio foi estendido até 30/6, mas como consultor da área, eu reforço que o melhor a fazer é finalizar essa pendência o quanto antes. Se você já tem toda a documentação em mãos, não espere até a última hora.

Tem dúvidas sobre o IR 2020?

Eu e minha equipe estamos à disposição para responder as perguntas dos associados, seja pelo e-mail financas@anajustra.org.br, pelo WhatsApp da ANAJUSTRA Federal (61 3322-6864) ou por chat online. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, horário de Brasília.

Para falar com o consultor via Chat Online, acesse o site e, no rodapé, abra a janela "Como podemos te ajudar?". Escolha a opção "Chat Online" e informe seus dados e sua dúvida para iniciar o atendimento.