-
Todos os anos há novidades para quem declara o Imposto de Renda (IR). Em 2020, a primeira mudança é relativa a dedução de até R$ 1.251,07 do imposto dos gastos dos patrões com a Previdência Social e com a cota de acidente de trabalho que perdeu a validade.
Consultor de finanças da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte explica que “para ter validade neste ano, a norma, que estava em vigor desde 2006, deveria ter sido votada pelo Congresso em 2019 e, como isso não aconteceu, ela só poderá voltar às regras de declaração do IR em 2021, isso se votada pelo Legislativo até o final deste ano”.
Dorte lembra que outras alterações devem ser anunciadas antes do prazo de início das declarações, no entanto, segundo ele, o mais importante agora é antecipar-se. “Reunir documentos e comprovantes, como os de despesas médicas, por exemplo, é o primeiro passo para quem quer garantir a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo e, de quebra, ter sua restituição nos primeiros lotes.”
Além disso, Dorte ressalta que o contribuinte que se organiza comete menos erros e, por isso, tem menos chances de entrar na malha fina. Só no ano passado, mais de 700 mil caíram nas garras do Leão.