Finanças

Leia artigo do consultor financeiro sobre a alta do dólar

04/08/2015 10:20 | Fonte:

-

A+ A-

Avanço do dólar assusta o mercado

Por José Carlos Dorte
 
Nesta manhã, 04, a moeda americana avançou na casa de R$ 3,4803 em relação ao real, numa sucessão de altas, renovando a máxima do ano. Patamares parecidos ocorreram somente em 20 de março de 2003, ou seja, há 12 anos, quando chegou a ser cotado em R$ 3,4940. A desvalorização do real frente à moeda norte-americana está relacionada com as incertezas da economia brasileira.
 
Com a cotação do dólar nestes níveis, o brasileiro começa a sofrer consequências drásticas, principalmente aqueles que viajam, adquirem produtos importados e efetuam compras com cartão de crédito em dólar.
 
Para melhor entendimento, até mesmo o pãozinho francês que compramos na padaria sofre o efeito, uma vez que o Brasil importa trigo. Há uma grande quantidade de produtos brasileiros que são montados ou finalizados aqui, mas dependem de matéria-prima importada.
 
As grandes ofertas de produtos importados sempre a vista em sites internacionais estão deixando de ser interessantes, assim como aplicativos de smartphones, aparelhos eletrônicos, etc. Os pacotes internacionais estão sendo deixados de lado e os turistas brasileiros estão procurando os pacotes nacionais.
 
Diante do quadro de pressão da inflação, aumento nas taxas de juros dos empréstimos, principalmente nos cheque especiais, e cartões de crédito, o dólar continuará subindo com algumas variações.
 
O servidor deve ficar atendo para as aplicações em dólar. É um mercado extremamente volátil e muito arriscado para quem não tem experiência.
 
Caso tenha necessidade de adquirir algum equipamento ou viajar, recomendamos adquirir a moeda em espécie exclusivamente para atender àquele compromisso.
 
Para adquirir moedas, procure as instituições financeiras autorizadas ou agentes credenciados pelo Banco Central. Não compre de pessoas estranhas, pois você pode ser vítima de golpes com moedas falsas e acabar ficando preso em alfândegas.
 
Evite aplicações em fundos cambiais, deixe isso para profissionais, uma vez que esse tipo de aplicação oferece riscos, podendo incumbir na perda do capital investido.
 
Neste momento, a dica é liquidar parte de suas dividas, zerar cartões de crédito e cobrir o cheque especial. Não sabemos quanto tempo vão perdurar estas oscilações.

* José Carlos Dorte é consultor de finanças da ANAJUSTRA

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum