-
Na terça-feira, 21, a Receita Federal lançou o aplicativo para preenchimento do Rascunho da Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas de 2016. Chamado de Rascunho da DIRPF, ele é um aplicativo que permite ao contribuinte iniciar o rascunho da declaração do próximo ano ao longo de 2015, à medida que os fatos acontecem, bem antes do lançamento do programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2016) que ocorrerá em março do ano que vem.
O objetivo é facilitar o preenchimento da declaração e sua utilização é facultativa. No entanto, para o consultor financeiro da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, o ideal seria que todos baixassem a ferramenta que pode ser importante aliada do contribuinte na educação fiscal e bom relacionamento com a Receita Federal.
“Lá [no aplicativo, o servidor poderá ir lançando as despesas em tempo real. Com essa rotina, ao final do ano, ele terá tudo lançado e facilitando o processo no próximo ano. Esta ferramenta ajuda a não deixar tudo para última hora, evitando contratempos ou amargar situações ainda mais desagradáveis”, ressalta.
Este ano, o Rascunho da DIRPF conta com várias novidades, tais como a importação da DIRPF 2015 para iniciar ou complementar o Rascunho; informação sobre doações; inclusão do CPF do responsável pelo pagamento; inclusão de Rendimentos Isentos de Lucro na Alienação de Bens; e inclusão de função para alteração da palavra-chave.
Como acessar
Quem tiver interesse em utilizar o aplicativo, pode acessá-lo diretamente na página da Receita Federal na internet ou por dispositivos móveis (tablets ou celulares).