Finanças

Saiba como aproveitar os recursos da restituição do Imposto de Renda

18/06/2014 14:35 | Fonte:

-

A+ A-

Os associados da ANAJUSTRA podem contar com as orientações do consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte, para verificar quais são as melhores formas de utilizar o recurso da restituição do Imposto de Renda e garantir mais sustentabilidade financeira.

O consultor explica que os servidores devem ficar atentos à utilização deste recurso caso se identifiquem com três situações: se estiverem endividados; sem dívida e com planos para viajar; ou se forem investidores.

Para o servidor que estiver endividado, a orientação é liquidar os empréstimos que tenham as maiores taxas de juros. Segundo Dorte, destacam-se:

- Cheque especial, que deve ser liquidado o mais rápido possível, uma vez que em média, possuem taxas de 15% a.m.;

- Cartões de Crédito, já que este tipo de utilização é muito cara, caso o servidor esteja pagando o mínimo da fatura;

- Empréstimos pessoais, que não seja consignado, uma vez que normalmente trabalham com juros de 9% a.m.;

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif- Empréstimo consignado, que embora tenha taxas menores, acaba “sufocando” o orçamento;

- Liquidação antecipada de financiamento de automóvel, à qual – deve-se prestar atenção antes, para ver se o deságio compensa.

Para aqueles que estão sem dívidas e querem viajar, o consultor orienta que já façam a programação da viagem para o final do ano. “Este é o momento de analisar os pacotes e os preços de passagens aéreas. Neste momento os pacotes não estão inflacionados”, explica.

Outra dica é antecipar o pagamento de hotéis ou pousadas e, antes, verificar a idoneidade do local. Dorte explica que se a viagem for feita em veículo próprio, o ideal é fazer uma poupança para a revisão do carro no final do ano. Para quem vai viajar para o exterior, a dica é adquirir dólares.

Mas se os planos para o recurso da restituição é investir a longo prazo, Dorte expõe que este é um momento excelente para adquirir imóveis. “Existem no mercado lançamentos interessantes de casas e condomínios fechados. Um bom conhecimento do local do empreendimento faz com que se possa, além de adquirir um imóvel, garantir uma valorização para se ter um ganho superior aos investimentos em bancos”, explica.

Investidores que não gostam de correr riscos devem aplicar seus recursos em fundos de renda fixa. O consultor mostra que, melhor ainda, é fazer uma composição de carteira combinando até 40% de renda variável e 60% de renda fixa. Já aqueles que gostam de correr riscos, a orientação é fazer uma boa carteira em ações de primeira linha.

“Para isso é bom procurar um consultor especializado para não perder dinheiro. Neste tipo de aplicação há circunstâncias e riscos de perda de capital caso não seja feita uma análise mais aprofundada por um especialista”, conclui Dorte.


Confira a tabela com o cronograma da restituição do Imposto de Renda de 2014

 

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester ny
after an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinics