Convênios

4 motivos para aprender uma segunda língua

14/06/2018 15:15 | Fonte:

-

A+ A-

Quando o assunto é aprender um novo idioma, é comum pensar primeiro em qualificação profissional ou em viagens pelo mundo.  Segundo pesquisas, porém, as vantagens de dominar novos idiomas vão ainda mais longe, colaborando para o desenvolvimento e podendo até mesmo aumentar o salário. 

Veja abaixo quatro vantagens de ser fluente em uma segunda língua – e confira também os descontos especiais oferecidos por escolas de idiomas aos associados da ANAJUSTRA.

Aumenta a inteligência. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, constatou que falar uma segunda língua aumenta a inteligência e a fluência verbal e de leitura. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores aplicaram dois testes para 262 pessoas – um aos 11 anos de idade e outro após os 70, tendo elas aprendido ao menos uma língua além da materna. 

A comparação entre os testes revelou que o grupo apresentava habilidades cognitivas significativamente melhores do que as registradas na infância. Além disso, os mesmos benefícios foram registrados entre quem aprendeu uma nova língua na infância e quem aprendeu mais tarde.

Faz bem ao cérebro. Pesquisas desenvolvidas por uma professora da Universidade de York, no Canadá, mostram que o bilinguismo traz benefícios para o cérebro, ajudando a ter mais foco e retardando o aparecimento de demências. A pesquisadora ressalta, ainda, que as diferenças entre o cérebro de quem sabe uma segunda língua de forma intermediária e de quem é realmente bilíngue são evidentes, o que mostra que é necessário aprendê-la de forma profunda e concreta.

Facilita o aprendizado de novas línguas. Segundo o estudo de uma pesquisadora da Gallaudet University, nos Estados Unidos, crianças que aprendem uma segunda língua desde pequenas têm mais facilidade para aprender novos idiomas por toda a vida. Isso porque o aprendizado precoce ajuda a conservar habilidades de diferenciação de sons registradas nos bebês e perdidas ao longo do crescimento. 

Ajuda a alcançar maiores salários. Uma pesquisa salarial desenvolvida pelo site de vagas Catho mostra que quem tem domínio no inglês pode ganhar até 61% mais do que quem tem conhecimento básico. A pesquisa entrevistou mais de 13 mil profissionais e mostrou que os salários tendem a aumentar conforme o nível de proficiência na língua, sendo significativamente menores entre quem não tem conhecimento nenhum, e também variam de acordo com o cargo. 

Oportunidades para associados da ANAJUSTRA

Associados têm condições especiais ao se matricularem em cursos de idiomas de instituições conveniadas. Confira:

CNA

A CNA garante aos associados 30% de desconto no 1º módulo dos cursos de inglês e espanhol e 15% de desconto a partir do 2º. O desconto vale em todas as unidades do país.

Fisk 

Associados e seus dependentes ganham descontos de até 20% nas parcelas dos cursos de inglês, espanhol, português e informática oferecidos nas unidades da Fisk em todo o país.

PBF

A rede de escolas de idiomas oferece aos associados e dependentes desconto de 20% nas mensalidades dos cursos regulares e 10% nas turmas promocionais dos cursos de inglês e espanhol.

Inter Americano

A escola de língua inglesaconcede aos associados do TRT 9 desconto de 10% nas mensalidades.

Instituto Cultural Germânico – ICG         

Localizado no Rio de Janeiro, o instituto garante aos associados e seus dependentes 20% de desconto no 1º semestre de curso e 10% de desconto nos demais.

Cultura Inglesa - Maringá

A escola garante desconto de 20% de desconto em cursos regulares de inglês a magistrados e servidores ativos e 10% aos seus dependentes ou servidores inativos, além de 5% de desconto a cada amigo indicado que efetuar matrícula.

Cultura Inglesa – Londrina/PR

Associados aos associados e seus dependentes desconto de 20% em qualquer curso regular e de 25% em cursos intensivos, além de 10% para cada familiar ou amigo indicado que efetuar matrícula.

Classmate Language School Curitiba

Localizada em Curitiba (PR), a escola garante aos associados e a seus familiares de primeiro grau desconto de 20% nas aulas.

Aliança Francesa - Maceió

A unidade oferece 10% de desconto nos cursos de francês.

Park Idiomas - Lago Sul, Brasília

A unidade garante aos associados desconto de R$ 100,00 na matrícula e 20% na mensalidade de cursos de inglês e espanhol. Para os dependentes o desconto é de 12%.