Artigos

Dia do Servidor Público: reflexões e homenagens

28/10/2010 09:25 | Fonte:

-

A+ A-

No âmbito das teses que testemunham o desenvolvimento humano e social é importante lembrar que a afirmação “o homem é sua organização” faz parte de um processo. Essa frase repetida através dos tempos reafirma que houve evolução do ser humano em sua existência. Em cada sociedade essa organização possui processos históricos que determinaram e delimitaram grupos sociais distintos revelando, dessa forma, culturas diversas.

O Servidor Público é talvez o primeiro ser humano encarnando papel importante na sociedade onde o coletivo criou a necessidade desta função. Dessa forma, é preciso reconhecer e comemorar a importância e a essência do Dia do Servidor Público, 28 de outubro. Devemos comemorar ao lembrarmos os princípios que regem a condição de servidor público. Certamente, todos os servidores devem revitalizar a disposição de não renegar o sentido de sua missão no exercício das atividades diárias, inspiradas pelo bem coletivo.

O serviço público é de vital importância para o desenvolvimento e consolidação do Estado brasileiro tendo a vista a sua missão, ou seja, servir as pessoas seja na esfera municipal, estadual ou federal.
No âmbito do Poder Judiciário Federal, especialmente na Justiça Trabalhista, esse contexto deve ser considerado. No campo da reflexão o certo é que na Justiça do Trabalho o servidor sempre respondeu à altura pelas missões que lhe foram atribuídas, embora tenha o seu real valor pouco reconhecido na sociedade brasileira.

Atualmente, nossa categoria vivencia uma fase de transição na estrutura, definição e atribuição da carreira. Prestamos serviço relevante à Nação e, infelizmente, comparadas às outras carreiras públicas, encontramo-nos com vencimentos amplamente defasados e sem qualquer tipo de simetria. A evasão de quadros tem sido considerável. Devemos nos manter atentos, vigilantes e unidos para ultrapassar os desafios impostos. As mobilizações em torno da aprovação imediata do PL 6613/2009 serão fundamentais para a definição do que somos e do que queremos ser na carreira pública.

Neste dia 28 de outubro, a ANAJUSTRA reconhece o papel relevante dos servidores do Poder Judiciário Trabalhista e agradece a contribuição de cada um na construção diária de uma administração verdadeiramente pública e envolvida com a sociedade. Nossa crença é de que um serviço público de qualidade passa, fundamentalmente, pelas pessoas, seus valores, esforços e princípios.

Um grande abraço. Parabéns, servidor!!

Alexandre Saez
Coordenador da ANAJUSTRA

 

why women cheat why do men have affairs why married men cheat
will my girlfriend cheat site cheat on my girlfriend
how to cheat on my husband why men have affairs cheaters