Artigos

A desafiadora (e honrosa) missão de servir, por Antônio Carlos Parente

28/10/2020 09:58 | Fonte:

SERVIR É UM DESAFIO

A+ A-

Conforme as definições constitucionais em vigor, servidor público é a pessoa física que presta serviços ao estado e às entidades da administração indireta, com vínculo empregatício e remuneração paga pelos cofres públicos.

Essa visão pragmática esconde o lado humano do serviço público, que existe para prestar (bons) serviços à população e ao país. Nestes tempos de pandemia, a importância do funcionalismo, seja na área da saúde, da educação, da segurança ou da justiça, ficou ainda mais evidente.

Neste período, o Judiciário Brasileiro não parou porque trabalhamos com afinco de nossas casas e, delas, cumprimos (e até ultrapassamos) nossas metas, ajudando a bater recordes de produtividade (ainda que isso tenha nos custado a saúde física e mental).

Mesmo com medo, sem a estrutura ou o preparo necessário enfrentamos estes tempos difíceis de frente, tendo em mente que é nossa responsabilidade servir bem ao povo brasileiro em todas as
situações.

No nosso ramo de atuação, isso significa harmonizar conflitos, levar justiça a quem precisa. Não vislumbro missão mais desafiadora e honrosa que essa e, por isso, neste Dia do Servidor, parabenizo todos os servidores do Judiciário Federal pela dedicação e pelo comprometimento diário com nosso país e nossa sociedade.

*Antônio Carlos Parente é presidente da ANAJUSTRA Federal

O Dia do Servidor Público é comemorado em 28 de outubro. Este ano,  para celebrar a data e homenagear os associados, a ANAJUSTRA Federal lança hoje, terça-feira, 20/10, um especial que reúne cinco vídeo-aulas com especialistas de diferentes áreas tratando do tema “Servir é um desafio”. 

Os convidados participaram das lives realizadas pelo Bem Viver em Casa durante os meses de junho e julho, no pico da pandemia do novo coronavírus. São eles: Maher Hassan Musleh, psicólogo e mestre em Psicologia Social; José Carlos Dorte, consultor de finanças da ANAJUSTRA Federal; Elaine Moreira, médica gastroenterologista e especialista em medicina integrativa; Elen Lisboa, coach e terapeuta; e a servidora aposentada do TRT10 Mônica Vieira, especialista em organização da casa e da vida.

Acesse a página

“Essa é uma forma de reconhecer o trabalho diário dos nossos associados, com um conteúdo engrandecedor e motivador para esses tempos difíceis em que vivemos”, diz o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente, que escreveu o artigo “A desafiadora (e honrosa) missão de servir”, publicado no especial.