Nos Tribunais

TRT16 adota aplicativo que sugere pausa para exercício e descanso

18/09/2015 11:47 | Fonte:

-

A+ A-

Uma das sugestões de exercícios do aplicativo Workrave durante a pausa.

Fazer uma pausa no trabalho a cada 50 minutos para alongar os braços, posicionar o corpo corretamente na cadeira e descansar por 5 minutos se tornou parte da rotina dos magistrados e servidores do TRT16, desde a implantação de um aplicativo on-line que indica pausas programadas diariamente. O uso do aplicativo tem por objetivo colaborar na prevenção de lesões causadas por esforços repetitivos, fadiga visual, cognitiva e postural. 

Algumas unidades do Tribunal, com sede na capital do Maranhão, já receberam o aplicativo Workrave, dentre as quais, a Diretoria Geral, Secretaria de Coordenação Administrativa, Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Coordenadoria Gestão de Pessoas e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC). A instalação do aplicativo nos computadores das unidades judiciárias e administrativas do TRT-MA é de responsabilidade da CTIC.

De acordo com o projeto estratégico, desenvolvido pelo Programa de Trabalho Seguro, o aplicativo é funcional e avisa antecipadamente ao usuário que, após 50 minutos de trabalho ininterrupto, ele deverá fazer pausa de 10 minutos, podendo nesse intervalo fazer alongamentos por cinco minutos e outros cinco minutos de caminhada. O servidor da Gestão Estratégica, Marcos Antonio de Souza Silva, explica como faz uso do aplicativo. “São cinco minutos para alongamento e outros cinco minutos de caminhada. Aproveito para tomar água, por exemplo. O importante é se movimentar”, disse. Durante a pausa, o aplicativo sugere alguns exercícios de alongamento.

De acordo com a servidora Tatiana de Morais Lacerda, integrante da Comissão de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (CESMT), o usuário pode, se for o caso, adiar o repouso. “O importante é respeitar os limites do corpo e fazer as pausas necessárias para evitar lesões por esforço repetitivo”, alerta.

O Workrave, que está disponível para download gratuito, é uma das ações do Programa de Trabalho Seguro no TRT-MA, que toma por fundamento a Resolução CSJT nº 141/2014 e a norma NR-17, medidas de recomendação  de pausas durante a jornada de trabalho. Acesse o site e conheça mais sobre o funcionamento do programa.

*Com informações do TRT16