Nos Tribunais

TRTs 3 e 18 implantam ações para preservar processos

04/05/2015 13:54 | Fonte:

-

A+ A-

Tribunais implementaram projetos visando a preservação de documentos

Para reconhecer o passado como presença real, algo que aconteceu mas atualmente está ausente, os documentos são peças-chave. Alguns Tribunais Regionais do Trabalho como os da 3ª e 18ª Região, com sede nas capitais de Minas Gerais e Goiás, perceberam que a preservação dos processos trabalhistas podem revelar outras histórias, além das que estão relacionadas ao funcionamento dos regionais.

Em Belo Horizonte, os servidores do Centro de Memória, da Biblioteca e do setor de Informática realizaram um treinamento, no começo do mês de abril para compreender o funcionamento do Scanner Planetário, adquirido pelo TRT-3 para digitalizar os processos que datam desde o ano de 1941. Alguns acervos foram resgatados do Arquivo Nacional e já estão sendo catalogados pela equipe do Centro de Memória. 

Com o Scanner Planetário, é possível reproduzir fielmente o tamanho original dos processos, jornais, livros e cartazes disponíveis nos acervos do Tribunal mineiro. Além da preservação dos documentos, ao evitar o contato de servidores e pesquisadores aos originais, com a digitalização é possível disponibilizar os acervos on-line como é feito pela Fundação Biblioteca Nacional atualmente.

Em Goiás, ao invés de adquirir o aparelho para a digitalização, o Tribunal contratou, por meio de pregão eletrônico, uma empresa especializada na higienização, catalogação e digitalização dos processos que somam mais de 5 mil documentos, sendo o mais antigo de 1939 quando o TRT-18 ainda pertencia à juridição da 3ª e da 10ª Região.

A chefe do Centro de Memória, Ariony Chaves, afirmou que a contratação de empresa especializada para este serviço foi necessária para garantir a preservação dos documentos. Ela também esclareceu que seria inadequado o manuseio destes documentos por pessoa sem habilitação para a função, “por se tratar de papeis antigos, em sua maioria desgastados pelo tempo, empoeirados, cheios de incrustações, resíduos de excrementos de insetos e outras sujidades de superfície”, disse.

A atuação dos Tribunais atende as normas do Conselho Nacional de Justiça sobre gestão documental e, mais do que isso, abre as portas para a sociedade, pesquisadores e interessados em acessar as memórias relacionadas ao trabalho no Brasil, desde o início do século XX. Nos dois Tribunais os acervos serão disponibilizados para consulta nas bibliotecas, localizadas nas sedes e posteriormente em bibliotecas digitais. (Com informações dos TRT's 3 e 18)

wife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat
why did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend