Nos Tribunais

PJe-JT tem boa aceitação em Varas do Trabalho

04/12/2012 08:40 | Fonte:

-

A+ A-

Já instalado em 145 Varas do Trabalho, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) tem tido boa aceitação entre magistrados, servidores e advogados.  Nas 22 Regiões onde o sistema entrou em funcionamento, observa-se que as vantagens trazidas pela ferramenta superaram receios inicialmente existentes.

“Os servidores estão muito entusiasmados e já sentem muito desconforto quando precisam trabalhar nos processos físicos remanescentes. Os advogados estão dando prova mais do que suficiente de que o sistema é viável, o que se pode avaliar pela quantidade de processos já em andamento. Poucos encontram alguma dificuldade no início, com o protocolo das primeiras ações ou contestações, mas essas dificuldades são logo superadas, quando entendem a simplicidade do sistema”, afirma o juiz Francisco Rodrigues Barros, da 2ª Vara do Trabalho de Palmas (TO).

O juiz Marcelo Silva Porto, titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul (RS), concorda. "Há uma evidente redução de estresse no ambiente de trabalho, tanto para mim como para os servidores. E 95% dos problemas que surgem são rapidamente solucionados. Além de eu conseguir acompanhar tudo do meu gabinete ou da minha casa, sete dias por semana", diz.

Para muitos servidores, a chegada da ferramenta é uma oportunidade de desenvolver novas habilidades. "A dedicação e a atenção dos servidores ainda é a mesma, mas trabalhar no ambiente virtual é mais fácil, porque eliminamos uma série de atividades. O servidor utiliza mais o intelecto e consegue atuar com uma quantidade maior de processos", avalia o diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Ponta Porã (MS), Gutemberg Ferreira de Vargas Júnior.

O PJe-JT também surpreende os advogados. “Antes, eu precisava contratar advogados em Brasília para tirar cópias de alguns processos, por exemplo. Agora, com o PJe-JT, posso protocolar tudo pela internet. Tudo está mais fácil e a eficiência irá aumentar", afirma Renato Martins Cury, advogado atuante em Palmas (TO).
 

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester ny
wife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheat
wife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me