Foto:

ESPAÇO CULTURAL

Os destaques do ano

A+ A-

Não existe pódio quando estamos falando de arte, sobretudo de diferentes temas e contextos. Mas reunimos aqui aqueles que foram destaques do ano no nosso blog, em 2022, entre os posts mais acessados por vocês, considerando diferentes categorias.

E os 3 primeiros colocados quando o assunto são
LIVROS

  -

Livros “NLL, LIA e CP - Comentários à Nova Lei de Licitações, Lei de Improbidade, Administrativa e Parte Geral do Código Penal” e a “Coletânea de Ensaios de Direito Público e Privado”

Autor: Leonardo Rodrigues Arruda Coelho, TRT7
Como adquirir: WhatsApp (88) 9 97068199

Não foi um, mas sim dois livros escritos em 2022 que renderam ao Leonardo Rodrigues Arruda Coelho, servidor da Justiça do Trabalho no Ceará, onde atua como oficial de justiça diariamente, o primeiro lugar no nosso pódio. “Conciliar a rotina de trabalho com a escrita é bastante desafiador, não somente pelo tempo, mas também pelo desvio de foco. Paulo Coelho uma vez disse que o ofício de escritor é o mais difícil do mundo. Existem dias, com total dedicação, e que pouco é produzido”, pontua.

Suas obras lançadas pela Editora Dince têm escrita fluida e objetiva, com a finalidade de clarear o sentido das normas legais, e situá-las no contexto social e político. “Um dos livros trata sobre comentários à Nova Lei de Licitações, Lei de Improbidade Administrativa e parte geral do Código Penal, com interesse principal em concursos públicos, nas áreas jurídica e fiscal, mas com igual foco na prática forense e de gestão pública. O outro contém ensaios sobre direito público e privado, em diversos ramos do direito, com aspecto interdisciplinar. Fora os livros jurídicos, também escrevi artigos científicos sobre temas atuais do direito”, conta o servidor.

  -

Livro: A oficina de Jesus
Autor: Neolan Rocha, do TRT5
Redes sociais: Instagram @neolanrocha e Facebook @NeolanRocha, além do canal do YouTube com mesmo nome
Como adquirir: WhatsApp (75) 99211-1723

Nossa medalha de prata é o primeiro livro do servidor do TRT5, Neolan Rocha. Embora estreante no lançamento do título, o ponto de partida da sua história com a literatura, segundo ele, foi a leitura e os estudos regulares da Bíblia, ainda na juventude. “Desde a adolescência estudo a Bíblia regularmente. Uma de suas vantagens é fazê-lo andar por vários gêneros literários, pois ela é uma verdadeira biblioteca. Quanto à escrita, faz tempo que decidi escrever crônicas a fim de evangelizar. Preferia escrever do que comprar folhetos com mensagens bíblicas. Por serem de minha autoria, despertavam maior interesse. E, então, as entregava aos amigos, colegas de trabalho e familiares”, conta.

Sobre sua inspiração para escrever, o servidor explica: “Não digo que houve alguma composição que me inspirou, a não ser a própria Bíblia. É algo bem original. Muito embora eu saiba, e disso tenho certeza, que tudo que já li contribuiu para o desenvolvimento da minha escrita. É um legado inconsciente. Mas, de fato, não consigo pontuar. Gosto de ser criativo, pois é algo que dá muito prazer e leva o tempo”, detalha.

  -

Livro: O Solo
Autora: Uilna Souza, do TRT1
Como adquirir: site Letra Capital e WhatsApp da editora (21) 99380-1465
Quem quiser o livro autografado, pode comprar direto com a autora por e-mail: uilna.alunos@gmail.com

“O Solo” em amplitude e profundidade foi a nova inspiração para a servidora do TRT1, Uilna Carvalho de Souza, voltar a escrever e publicar, 36 anos depois, sobre agronomia, sua primeira graduação. “Quando concluí a primeira graduação, em Engenharia Agronômica, surgiu a oportunidade de escrever um livro técnico para leigos. Dessa forma, escrevi meu primeiro livro ‘Prática de Produção de Sementes’ com orientações sobre como produzir sementes de várias espécies, cuja edição encontra-se esgotada”, contou a autora do título que, atualmente, pode ser encontrado em alguns sites de livros usados como o Estante Virtual.

Mais de 30 anos depois, após ingressar em uma área do conhecimento completamente diferente, o Direito, a posse no TRT1 e a aposentadoria, Uilna recorda que a escrita a acompanha desde a adolescência. “[Nessa fase] comecei a escrever poemas e, mais tarde, a compor músicas. Porém, não segui por este caminho, descartei quase todos.” Com a pandemia, porém, ela resolveu voltar a escrever e, “regressando à área agronômica, pude me atualizar, perceber os problemas ‘atuais’. Com isso, decidi abordar o tema ‘solo’, porque o considerei indispensável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Afinal, nossa vida no planeta depende muito desse equilíbrio”, explicou.

Agora vamos aos destaques nas categorias
POESIA

A força do texto poético reside na capacidade de levar o ser humano de volta à sua essência

Raul Sanches, servidor do TRT15 que, sem redes sociais, compartilha suas poesias por e-mail


Formado em medicina veterinária, esse sul-mato-grossense mudou de profissão e de Estado, após ser aprovado no concurso de técnico judiciário do TRT15, em 1995. Mas, embora o início da escrita seja recente, Sanches conta que seu convívio com as artes vem de longe, desde a infância, acreditando ter herdado o legado artístico de sua saudosa mãe, que era uma talentosa artista plástica.

Em tempos de Instagram, Facebook e Tik Tok, ele não tem rede social, mas está mais do que à disposição para compartilhar por e-mail, de forma gratuita, suas poesias. “Não comercializo. Para conhecer outros poemas, envie mensagem ao email: raulgilbsanches@gmail.com. Escrevi umas 15 poesias, mas as melhores só fiz neste ano. Minha meta é escrever um livro, quem sabe, né?”

E que tal uma poesia? Nesta, o servidor fala acerca da aleatoriedade da vida.

Debaixo do sol

Debaixo do sol nada dura
Tudo é líquido e fugaz
Até o homem se desfaz
Da imago Dei só restou a caricatura

Debaixo do sol anda o homem errante
Desde que perdeu a sua conexão
Do seu lugar cada vez mais distante
Ainda hoje reverbera o silêncio de Adão

Debaixo do sol vive o homem sedento
Cavando para si cisternas rotas
Sua alegria só dura um momento
Desde que trocou o manancial por gotas

Debaixo do sol a sequidão destoa
Secaram-se as nascentes e baías
Mas ainda cairá do céu a chuva boa
Enquanto na terra houver fé e poesias

MÚSICA

Sérgio Feijó (Serginho Feijó), do TRT12

Em janeiro, ele lançou seu primeiro videoclipe, "O Quarto e Ela", em que faz uma homenagem à filha Teresa Sens, com a participação especial do filho Heitor Sens, de 16 anos, na bateria.

Em setembro, Serginho foi indicado ao Prêmio Profissionais da Música 2023 (PPM/7ª edição), uma das maiores e mais abrangentes premiações do setor musical do Brasil, realizado pela GRV Music, e classificado para a fase semifinal em três de quatro categorias para as quais foi indicado.

Confira abaixo o videoclipe de “O Quarto e Ela”

Confira abaixo o novo videoclipe do servidor, lançado em novembro


ATUAÇÃO

Denilson Gadzinowski, do TRT12

A história do analista judiciário nos palcos começou ainda na escola com apresentações teatrais para as disciplinas de artes, português, história e até mesmo inglês. “Depois, já no segundo grau, havia uma semana artística por ano, em que todas as turmas se apresentavam para a escola inteira, na qual escrevi, dirigi e me apresentei em todas as três vezes (em 1994, 1995 e 1996)”, conta orgulhoso.

Já na primeira faculdade que cursou, de Administração e Comércio Exterior, Denilson se apresentou com um grupo de teatro da instituição nos últimos dois anos antes de se formar, fazendo apresentações em eventos e em excursões patrocinadas em feiras. “Depois, vida e trabalho me afastaram até passar no concurso para analista judiciário, me forçando a fazer o curso de Direito, no qual me apresentei na semana jurídica, mas apenas, no primeiro ano (em 2006). Depois, não consegui mais devido às atividades e a rotina no trabalho”, revela.

O servidor conta ainda que o Direito nunca foi seu forte, mas se sente realizado em trabalhar no Judiciário. “Digo que caí por acidente na área jurídica [único concurso e aprovado]. Mas é legal, porque me possibilita usar tecnologias das quais sou fascinado.”

Atualmente, Denilson não se apresenta mais, mas o trabalho dele como ator pode ser visto nesta apresentação que ele participou quando ainda estava na faculdade.