Foto: ANAJUSTRA Federal

Ajuste de rota: como se preparar para viver plenamente a aposentadoria

A nova fase requer planejamento prévio em diversas áreas da vida.

A+ A-

Após muitos anos de dedicação à vida profissional, a aposentadoria representa para muitos uma etapa de liberdade, um período quando se poderá usufruir da vida para realizar atividades incompatíveis com a rotina de trabalho. Entretanto, é comum que o período seja acompanhado de incertezas, problemas financeiros e de saúde. Para evitar isso é importante se preparar e, assim, conseguir viver com máxima plenitude essa importante fase.

Segundo a professora Vera Lúcia Motta, no livro “Terceira idade: Comportamento, gênero e estilo de vida”, a qualidade de vida requer bem-estar físico, emocional, sexual, familiar, espiritualidade e habilidades sociais. Manter essas questões bem equilibradas contribui para aumentar a autoestima e perceber as novas possibilidades da vida.

Para isso, especialistas em longevidade indicam alguns pontos indispensáveis no processo:

1 - Faça um planejamento financeiro
Poupar é preciso para minimizar, ao máximo, preocupações com questões originadas na área financeira. Para isso, fazer um bom planejamento e conhecer bem o regime previdenciário é fundamental. Se tiver um plano de previdência complementar, a situação provavelmente será mais tranquila do que apenas receber a aposentadoria do governo.

2 - Liste as coisas que gostaria de fazer
Vai morar em outra cidade ou viajar pelo mundo? É preciso ter noção do que gostará de fazer e, para isso, ter metas mais específicas. Todo o processo de transição será mais natural se já tiver um plano de como seguir após se aposentar.

3 - Faça exercícios
Uma boa saúde física aumenta a qualidade de vida, social, emocional e familiar, além de reduzir riscos de doenças. Dançar, caminhar, fazer pilates ou ioga… O importante é se manter ativo.

4 - Hobby ou novos aprendizados
Aproveitar o novo tempo extra para retomar aquele passatempo que tanto gosta ou aprender um novo idioma, fazer um curso de arte, teatro, pintura ou até mesmo uma faculdade são opções para essa nova fase da vida.

5 - Mantenha-se na ativa
Para muitos, aposentar e não trabalhar pode significar um período de tortura. A alternativa é buscar um trabalho ou nova atividade que permita ter um ritmo mais leve e flexível. Se tornar consultor ou ser voluntário em uma causa são alternativas.

6 - Vida social
Com mais tempo disponível, é importante para a saúde mental manter uma rotina de contatos com amigos e familiares. Aproveite o tempo livre para estar mais presente de quem ama.

Programas de aposentadoria
Diversos tribunais e órgãos do Judiciário Federal disponibilizam iniciativas para auxiliar os servidores nessa preparação para a aposentadoria. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por exemplo, iniciou em agosto deste ano o primeiro Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

De acordo com a proposta, ele “tem por objetivo facilitar o planejamento para a aposentadoria dos servidores, com intercâmbio de informações, estímulo à reflexão e à ampliação da percepção de futuro, criando espaço de reflexão sobre a oportunidade de construção de novos papéis no âmbito pessoal e social”. Para isso, o programa realizou cinco oficinas com duração de 2h30 cada.

Outro exemplo é o Terceiro Turno - programa do TRE-RN, que também visa favorecer a transição dos servidores que já completaram o tempo ou estão próximos da aposentadoria. Para isso, promove ações educativas sobre planejamento para se aposentar com qualidade de vida. Implantado em 2017, ele também auxilia a reduzir dúvidas e orientar os servidores sobre o processo administrativo para se aposentar.

Procure no seu tribunal se há algum projeto que auxilie nessa preparação e comece a se planejar.

Colegas inspiram

O calendário 2023 da ANAJUSTRA Federal contempla essa fase incrível da vida. Para homenagear e também incentivar os colegas que ainda estão na ativa, diversos servidores aposentados compartilharam os caminhos trilhados após a aposentadoria. Confira e inspire-se:

  - Arquivo pessoal

Atividade física
"Encontrei na aposentadoria uma maneira saudável, gostosa e divertida de viver a vida praticando corrida de rua. No início não foi fácil, pois não praticava exercícios regularmente. Fiz meus primeiros 3km com muita dificuldade. Aos poucos fui aumentando a quilometragem e me superando a cada quilômetro. Na corrida se aprende a ter confiança, persistência, perseverança, foco e que nosso corpo não tem limites. Lá encontrei amizade, companheirismo, alegria e incentivo. Hoje realizada, aos 62 anos percorri 42.195km e virei Maratonista.” 

  - Arquivo pessoal

Hobby
"Antigomobilismo, com carros antigos onde se chega se faz novas amizades, além de eventos constantes na cidade.” 

   - Arquivo pessoal

Arte
"Aposentada, finalmente pude realizar meu sonho de estudar e concluir o Conservatório Musical em Piano, Violão e Acordeom. Assim a música ganhou espaço marcante em minha vida. Gravei um CD, leciono para crianças carentes e me apresento em eventos. Tenho vivido uma aposentadoria ativa e útil que me traz plena realização e alegria de viver ! ‘Sem a música a vida seria um erro’ - Friedrich Nietzsche.” 

  - Arquivo Pessoal

Voluntariado
"Ao me aposentar, decidi fazer trabalho voluntário. Encontrei a Viva e Deixe Viver, uma associação dedicada a contar histórias em hospitais. Fiz o curso exigido e no final de 2018 estreei no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre. Em pouco tempo percebi que o que fazemos é algo muito maior do que contar histórias: tem a ver com alegrar corações, com transportar as pessoas para um lugar sem sofrimento, ainda que por um pequeno instante. E isso não tem preço! Hoje atuo no Hospital Santo Antônio, no Hospital da PUC/RS e na AACD, e não pretendo parar tão cedo!” 

   - Arquivo pessoal

Viagem
"Construí um motorhome artesanalmente eu mesma , para isso aprendi marcenaria, aprendi a soldar e várias outras coisas que nunca tinha feito. Viajo o Brasil todo no meu motorhome e sou muito feliz” 

   - Arquivo pessoal

Novo negócio
"Passei a ter uma pousada na frente da praia em um paraíso chamado Praia dos Algodões. Sempre gostei de receber pessoas. Com a aposentadoria, passei a ter o prazer de conhecer pessoas recebendo em minha casa, podendo oferecer um cantinho com conforto e mantendo a privacidade, mas podendo compartilhar esse paraíso à beira mar. Estou vivendo a melhor fase da minha vida!” 

   - Arquivo pessoal

Novo idioma
"Por ocasião da minha aposentadoria em 2011, minha vida mudou completamente. Logo em seguida, comecei a namorar, me casei e, com meu marido, aproveitei para fazer caminhadas, viajar, ir a shows, teatro, restaurantes, etc.. Com a pandemia, tivemos que ficar mais em casa. Surgiu então a oportunidade de estudar pela internet. Voltei a estudar francês, idioma que sempre tive vontade de aprender. Com as aulas em vídeo, posso praticar um pouco todos os dias. Agora que as atividades estão voltando ao normal, pretendo viajar, em breve, para a França, já fluente no idioma.”

  - Ary - Arquivo pessoal

Novo país
"Sábado passado (14/08) celebrei os dois anos da minha aposentadoria, morando na cidade de León, Espanha. Vida nova, reencontrando família, fazendo novos amigos, cozinhando autêntica comida espanhola e revisitando as histórias de meus antepassados. Na foto estou visitando o monumento em homenagem ao heróico meu antepassado General Rafael del Riego, em Oviedo, Principado de Astúrias.” 

Dicas de livros

Sinopse

Nunca é tarde demais - por Julia Cameron
A chamada “terceira idade” pode ser um momento de grandes inseguranças: tédio, falta de disposição, sensação de vazio e medo do desconhecido são apenas alguns dos aspectos que podem nos assombrar. A liberdade adquirida pela aposentadoria pode ser muito estimulante, mas também bastante assustadora. Nunca é tarde demais transformar esses temores em grandes possibilidades. Repleto de exemplos práticos, este livro mostra como desenvolver a própria criatividade, usando o tempo e a experiência a nosso favor, para fazer deste o período mais rico, completo e criativo da vida, comprovando que nunca é tarde demais para começar de novo.

Adeus, aposentadoria: Como garantir seu futuro sem depender dos outros - por Gustavo Cerbasi
Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em Adeus, aposentadoria, ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas.
Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.

Coaching para aposentaria: 100 perguntas para pensar a transição de vida - por Neide Arantes
As perguntas deste livro-caixinha servem para auxiliar nos processos de coaching e de terapias sobre a temática do envelhecimento, da longevidade e, claro, da importância do planejamento da aposentadoria para que essa nova fase da vida mostre todas as suas possibilidades. Este livro aborda questões de propósito, valores, crenças, projetos de vida e visão de futuro, para quem busca ser saudável, feliz e com muitas alternativas de realizações. Ao trabalho!

A Vida a Partir dos 40 - Conflitos, Desafios e Reconstruções - por Helena Beatriz F. Balbinotti
Pensar a vida a partir dos 40 anos até idades centenárias, conforme previsões estatísticas, e planejar a segunda etapa da vida, exige resgatar o positivo da fase, transformando as angústias em ações, adotando atitudes acertadas, em um entrelaçamento inconsciente, consciente, responsável, individual e coletivo. Por entender ser impossível não se envolver nesse esforço, o livro procura oferecer, através da interação de subjetividades, um encontro deste indivíduo consigo mesmo e com o outro. Como viver esta fase de forma leve, mas responsável, é uma proposta imprescindível aos que desejam percorrer o caminho da longevidade que não é linear, mas que pode ser de construções e travessias.

Terceira idade: Comportamento, gênero e estilo de vida - por Vera Lúcia Barreto Motta
Esta coletânea, organizada pela professora Vera Lúcia Barreto Motta, retrata a realidade de estudos realizados por professores, alunos e outros pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, que fazem desta obra um espaço eclético, mas ao mesmo tempo centralizado no fenômeno da maturidade. Sendo o segmento demográfico que mais cresce atualmente, a terceira idade tem presença significativa na sociedade, e as diferentes abordagens desta coletânea levam à reflexão sobre aspectos inerentes a esse segmento, destacando-se: Políticas Públicas e Inclusão Social da Terceira Idade, Turismo na Melhor Idade, Saúde do Idoso, Trabalho e Empreendedorismo na Terceira Idade e Comportamento do Consumidor da Terceira Idade. A abrangência interdisciplinar desta obra vem contribuir para a ampliação do marco teórico sobre o envelhecimento, podendo ser utilizado por diversas áreas envolvidas com essa temática, como medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, farmácia, serviço social, administração e turismo, dentre outras.