Foto:

Saúde todo dia!

JUSaúde e Tribunais: anos de parceria e história

A+ A-

O que é cuidar da saúde para você? “Mais do que curar doenças e realizar tratamentos, cuidar da saúde é também manter-se saudável e prevenir doenças”.

É assim que definiu o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, entidade que desde o seu nascimento, há mais de 20 anos, nasceu com a necessidade de atuar em uma bandeira que era muito importante para todos os servidores: a da saúde. Com isso, a entidade criou o Programa de Saúde (Pró-Saúde), hoje chamado de JUSaúde.

É fato, garantir um estado de bem-estar e equilíbrio físico, mental e psicológico, é uma dificuldade do ponto de vista pessoal, e quando falamos do coletivo é um desafio gigantesco. O consultor de benefícios da entidade, Nelson Dantas, explica que para que boas parcerias pudessem ser realizadas e mantidas, nestes anos, foram premissas básicas que o servidor tenha garantida a livre oportunidade de escolha, uma vez que os Tribunais oportunizam um plano próprio aos seus quadros funcionais. E que a associação funcionasse como uma alternativa a mais para aqueles que desejassem e entendessem que esse seria o melhor caminho, sendo mais vantajoso economicamente e em termos de atendimento.

Neste processo, cheio de dificuldades, entre eles a constante negociação por reajustes mais baixos e que impactassem o mínimo a vida dos servidores, muitas vitórias puderam ser celebradas. O JUSaúde teve início com importante atuação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, onde, este ano completa 20 anos de gestão, com sucesso.

“Nesse período, conseguimos manter um nível de aceitação espetacular entre os beneficiários, com mais de 90% do público elegível de todo o tribunal participando do produto disponibilizado pela associação com a Unimed Curitiba, um plano regional”, pontua o consultor.

Outros planos de longa data e boa aceitação local feitos pela ANAJUSTRA Federal e disponibilizados como alternativa para os associados são: Unimed Ceará para o TRT7, cuja parceria está vigente há 18 anos; Unimed Goiânia com 12 anos de parceria; Unimed Fesp para os TRTs 2 e 15, com 7 e 17 anos, respectivamente.

Mais recentemente, o contrato com a Unimed Florianópolis, no TRT12, completou 10 anos de vigência. Em virtude da data, a ANAJUSTRA Federal recebeu da operadora uma condecoração para celebrar a parceria. “O que a ANAJUSTRA Federal carrega como missão, como entidade representativa atuante no segmento da saúde, é se preocupar efetivamente com o fator regional, porque é onde as pessoas passam a maior parte do tempo útil delas, o tempo de convívio com a família. Por isso, é muito importante que a entidade ofereça soluções locais para os associados. E para nós, as parcerias regionais longevas reforçam que estamos no caminho certo. Agradecemos a Unimed Florianópolis pelos anos de negociação em busca dos melhores benefícios para nossos associados”, disse Dantas.

O cuidado com a saúde cotidiana

Em um momento em que o atendimento online ganhou protagonismo, pode ser que muita gente tenha se esquecido como era estar mais próximo dos profissionais de saúde. Embora a telemedicina tenha se estabelecido, o atendimento “olho no olho” tem suas vantagens e é ainda o mais amplo e universal meio de prevenir, diagnosticar e tratar doenças.

A Amil, operadora de saúde parceira da ANAJUSTRA Federal, conta com espaços em que o atendimento é humanizado, e o profissinais de saúde atendem de maneira continuada, resgatando o vínculo entre médico e paciente, com histórico de atendimento, cuidando do indivíduo de forma integral.