Revista em Pauta

Retrospectiva 2022

01/11/2022 00:00 | Fonte: Assessoria

Relembre vitórias da ANAJUSTRA Federal nas áreas judicial, institucional, parlamentar e de benefícios.

A+ A-

Número de acessos:

Desafiante e promissor. Esses dois adjetivos marcaram o ano de 2022 da ANAJUSTRA Federal e nesta retrospectiva você vai saber o porquê!

Junto com todo o Judiciário Federal, a entidade enfrentou grandes batalhas no pós-pandemia. Estar presente de forma presencial nos tribunais, após quase dois anos de portas fechadas, foi a primeira delas.

A entidade visitou 19 órgãos, apresentando seus serviços e benefícios para ampliar o quadro associativo e fortalecer e valorizar a categoria, além de esclarecer direitos dos servidores, assegurados juridicamente pela associação.

É o caso dos Quintos, que conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), devem ser absorvidos da remuneração daqueles que recebem a rubrica, via decisão administrativa ou decisão judicial ainda não transitada em julgada, em reajustes futuros. Pela decisão do STF, têm direito a manter integralmente as parcelas apenas os servidores abarcados por decisões transitadas em julgado, caso dos associados da ANAJUSTRA Federal, única entidade de âmbito nacional com esse título judicial.

No ano, também nos empenhamos na negociação da revisão salarial da categoria, congelado e corroído pela inflação. Fomos ao Supremo defender a pauta em conjunto com outras entidades. Por fim, conquistamos o envio do anteprojeto de lei sobre o tema à Câmara dos Deputados que tramita hoje como PL 2441/22, prevendo 18% de recomposição para a categoria.

No campo judicial, conquistamos a "subida" dos 13,23% para julgamento final no STF e acreditamos que a vitória está assegurada. Além disso, em 2022, obtivemos o reconhecimento da ampla legitimidade e abrangência da ANAJUSTRA Federal na ação de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA). Isso quer dizer que este entendimento se estende a todo o servidor associado o direito do recebimento do imposto de renda recolhido a maior, assim como no processo de Quintos.

Ainda neste ano, o segundo grupo da ação de incorporação da GAJ foi julgado procedente e a entidade impetrou Mandado de Segurança Coletivo para garantir a implementação desse direito.

Em 2022, foram firmados 197 novos convênios, 101 nacionais e 96 regionais. Ao todo, são quase 700 empresas parceiras, entre escolas, faculdades, cursos de idiomas, farmácias, academias, lojas de departamento, entre outras. E os descontos chegam a até 80%. Vale a pena usar!

Na área de benefícios, a entidade ainda administra junto com vários tribunais planos de saúde e odontológicos para milhares de vidas. Neste ano, fomos condecorados pela Unimed Grande Florianópolis por nossa parceria de dez anos.

Pela ANAJUSTRA Corretora, além dos seguros auto, residencial, vida, os associados podem agora contratar seguros bike e viagem e duas opções de serviços de saúde para pets.

Outra boa novidade de 2022 foi o Agiliza Precatórios, um serviço exclusivo para associados que têm valores de ações judiciais para receber. Sem burocracia e 100% online, ele oferece segurança e comodidade para os servidores, além do menor deságio do mercado.

Nos despedimos de 2022 com a sensação de missão cumprida e cheios de energia para os desafios que estão por vir.

Que 2023 seja repleto de boas novas!

Número de acessos: