Foto:

Eu, Sandra Fernandes Cabral Silva, servidora da JT

Aposentada atuou no TRT6 por 15 anos, exercendo os cargos de assistente de audiências e assessora de juiz e fez do ordinário algo extraordinário.

A+ A-

O Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT6) completou, em 2021, 80 anos de criação. Inicialmente, a Sexta Região, além do estado de Pernambuco, incluía a Paraíba, o Rio Grande do Norte e Alagoas e um ano antes de TRT da Paraíba (TRT13), com jurisdição também sobre o Rio Grande do Norte, ter origem, em 1985, Sandra Fernandes Cabral Silva, assumiu o cargo de analista judiciário no Regional.

"Para minha grata surpresa, fui aprovada no concurso público dentre os 15 primeiros colocados. Tomei posse na data de 03/08/1984", lembra a servidora que na época estava grávida e trabalhava na iniciativa privada.

Ela conta que "a estabilidade financeira e a qualidade de vida que foram ampliadas com o advento da Constituição Federal de 1988" foram grandes atrativos para decidir entrar no serviço público.

O ordinário se faz extraordinário

Aposentada há mais de 20 anos, Sandra Fernandes Cabral Silva é uma das servidoras que viu acontecer a evolução do TRT6 nos anos 80 e 90. - Arquivo pessoal Aposentada há mais de 20 anos, Sandra Fernandes Cabral Silva é uma das servidoras que viu acontecer a evolução do TRT6 nos anos 80 e 90. - Arquivo pessoal
Hoje, com 75 anos e aposentada há mais de 20, Sandra diz que seu grande feito foi "de alguma forma ajudar as partes hipossuficientes nas relações de trabalho".

Fez isso como assistente de audiências trabalhistas e, depois, como assessora de juiz, passando por "várias juntas de conciliação e julgamento como a da Comarca de Paulista e Garanhuns [...] e [...] pela própria sede do tribunal", primeiro, redigindo os termos e teor das sessões trabalhistas e, ao assumir o segundo cargo, sua principal função era fundamentar os votos de processos.

"Passei por anos de muita dedicação e aperfeiçoamento, fiz amizades e adquiri experiência. E tenho muito orgulho de compor na minha história de vida essa trajetória profissional", enfatiza a servidora que solicitou sua aposentadoria em meados de 1999, devido às alterações do governo na época acerca de benefícios dos servidores.



Entre os desafios da profissão, ela aponta a necessidade de se manter sempre atualizada diante das mudanças das leis trabalhistas "que refletem nas relações e processos como um todo".

E, se lembrarmos que nas décadas de 80 e 90 grande parte das ferramentas digitais disponíveis hoje no Judiciário não existiam, esse era um trabalho extenuante, feito à mão.

Atualidade

Atualmente, o TRT6 conta com 70 varas do trabalho (VTs) e dois postos avançados, alcançando todas as microrregiões do estado, da capital aos pontos extremos no Sertão do Araripe e do São Francisco. São 23 VTs no Recife, cinco em Jaboatão dos Guararapes e três nos municípios de Olinda, Goiana, Ipojuca, Caruaru e Petrolina, além de duas em Barreiros, Cabo, Igarassu, Nazaré da Mata, Palmares, Paulista e Ribeirão.

As fotos mostram a sede do TRT6, na sua inauguração, em 1941, e hoje. - TRT6 As fotos mostram a sede do TRT6, na sua inauguração, em 1941, e hoje. - TRT6
Em 2021 o Regional recebeu 29.113 casos novos, sendo 21.201 na primeira e 7.912 na segunda instância. Por seu desempenho, o TRT6 vem obtendo expressiva premiação do Conselho Nacional de Justiça, no Selo Justiça em Números.

Em 2015 conquistou o prêmio máximo, categoria Diamante, feito que repetiu no ano seguinte – histórico até então conseguido apenas por um outro Regional trabalhista. Durante os anos de 2017 a 2020, a Corte pernambucana conquistou o selo na categoria Ouro.

Em 2014 concluiu a implantação da plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe), passando com isso a ter toda a tramitação processual exclusivamente por meio virtual. Em 2019, foi um dos cinco primeiros Regionais a receber o Selo 100% PJe. A teleaudiência, implantada em 2020 e o Balcão Virtual, em 2021 – atendimento imediato por videochamada – são mais dois serviços que aperfeiçoam o atendimento à população, graças à utilização da tecnologia contemporânea.

"Eu, servidor"

A coluna "Eu, servidor" trará, todos os meses, histórias de quem atua no Judiciário Federal e ajuda, de todas as formas, na boa prestação jurisdicional dos Tribunais em cada canto do país.

Antigos e novos servidores, com grandes projetos criados ou com alguns bons causos sobre o ato de "servir" e transformar o ordinário em extraordinário dia após dia.

Quer ver sua história aqui?
Escreva para ascom@anajustrafederal.org.br.