Saindo do vermelho Foto: ANAJUSTRA Federal

Saindo do vermelho: assista a aula 3 e baixe planilha de orçamento doméstico

Curso da consultoria financeira ainda terá mais uma vídeoaula.

A+ A-

A terceira aula do curso “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores”, produzido pela consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal, entra no ar nesta quarta-feira, 12/5, e nela a administradora e especialista em economia doméstica, Emanuelle Gaíva, aborda os conceitos de “receita”, “gastos fixos” e “gastos variáveis”. Com o tema “Conheça sua realidade”, ela ensina como controlar as despesas mensais por meio de ferramentas simples como uma caderneta ou planilha.

Mas, conforme Emanuelle, para chegar lá, primeiro é preciso responder a perguntas como: você sabe qual a sua real situação hoje? Quanto você ganha líquido? Quanto tem de empréstimos? Quando eles finalizam? Quais são os seus gastos mensais? Ainda de acordo com a especialista, este é o único caminho para sair do vermelho em definitivo.

Para auxiliar os associados nessa tarefa, como material complementar do curso, uma planilha de orçamento doméstico completa está disponível para download.

Baixe a planilha



Confira o resumo da aula em PDF

Aula 4

Na próxima quarta-feira, 19/5, entra no ar a última aula do curso. Intitulada “Faxina financeira”, ela trará dicas de como se livrar das contas em excesso, zerar empréstimos e ainda formar uma reserva de emergência.

Aula 1

Ministrada pelo consultor financeiro da entidade, José Carlos Dorte, a aula 1 do curso trata de alguns princípios da economia comportamental por meio do famoso conto “O lago dos cisnes”. O objetivo, segundo ele, é mostrar “a dualidade das forças que habitam dentro de nós e a relação delas com as finanças pessoais.”

Emoção x razão

Disciplina que agrupa as bases matemáticas da economia com uma visão humana mais realista emprestada da psicologia, da neurociência e de outros campos das ciências sociais, a economia comportamental já foi tema de aula no primeiro curso de finanças da entidade, intitulado “Finanças pessoais para servidores”.

“Sinteticamente, a economia comportamental diz que muitas de nossas escolhas, principalmente as econômicas, são mais emocionais que racionais e, por isso, é tão importante conhecer-se”, diz o consultor.

Ainda conforme ele, é importante destacar que o foco do curso não é formar especialistas em economia, e sim proporcionar aos alunos uma visão mais ampla da sua vida financeira. “O que queremos é que os servidores tenham conhecimento de regras e atitudes básicas para tomar decisões assertivas, evitar o superendividamento, que é uma realidade para grande parte do funcionalismo, e quem sabe até fazer o dinheiro render mais.”


Aula 2

Nela, Emanuelle Gaíva, fala do cenário financeiro dos brasileiros e, mais detalhadamente, o dos servidores públicos. Segundo ela, no contexto atual, os servidores “ralam” para conquistar seus cargos e, depois de certo tempo, percebem que o salário que os atraiu já não é suficiente. “Eu já acompanhei de perto a história de uma servidora pública que trabalhava em dois órgãos, 12h por dia de trabalho, com um salário altíssimo e no final do mês não tinha dinheiro nem pra colocar combustível no carro”, revela Emanuelle.

Mas com as orientações e acompanhamento da especialista, isso mudou. “Depois que ela tomou consciência dos seus gastos, quitou as dívidas, começou a cuidar corretamente do fruto do seu trabalho e hoje está vivendo uma vida melhor, mais tranquila, ajudando a família e inúmeras pessoas que precisam”, conta.

Na videoaula, Emanuelle ensina que “dinheiro é tempo, dedicação, suor, sacrifício, lágrimas, renúncias”. E, para ela, “quando você joga o dinheiro no lixo, você está jogando fora o seu trabalho e todo esforço pra chegar onde chegou”.

Uma das lições dadas pela especialista é se perguntar: Quais são os seus sonhos? Os sonhos da sua família? Como você quer estar daqui seis meses, um ou dois anos? E, na hora de comprar qualquer item de uma vitrine ou loja virtual, o truque é fazer estas perguntas: Eu quero? Eu mereço? Eu posso? É o melhor momento? Vai prejudicar meu orçamento? Consigo comprar isso depois ou pagar mais barato?


Mais sobre o curso

As videoaulas do curso podem ser assistidas por qualquer associado logado. Elas também ficarão salvas na página da consultoria financeira, em breve. O curso tem ainda materiais complementares como resumo das aulas em PDF, planilha de orçamento doméstico gratuita, além de indicações de livros para aprofundamento dos temas.

Dúvidas?

Assistiu às aulas e tem dúvidas sobre algum ponto? Envie e-mail para financas@anajustra.org.br com a sua pergunta e ela será respondida em até 48h.