Saindo do vermelho Foto: ANAJUSTRA Federal

"Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores". Última aula no ar

Assista e saiba como realizar uma faxina financeira nas suas contas do dia a dia.

A+ A-

A consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal lançou, no final de abril, o segundo curso exclusivo da área para associados da entidade e a quarta e última aula entra no ar nesta quarta-feira, 19/5. “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores” foi dividido em quatro videoaulas, uma ministrada pelo consultor, José Carlos Dorte, e as demais comandadas pela administradora e especialista em economia doméstica, Emanuelle Gaíva.

Na primeira delas, Dorte aponta alguns princípios da economia comportamental por meio do famoso conto “O lago dos cisnes”. O objetivo, segundo ele, é mostrar “a dualidade das forças que habitam dentro de nós e a relação delas com as finanças pessoais.”

“Sinteticamente, a economia comportamental diz que muitas de nossas escolhas, principalmente as econômicas, são mais emocionais que racionais e, por isso, é tão importante conhecer-se”, diz o consultor.

Ainda conforme ele, é importante destacar que o foco do curso não é formar especialistas em economia, e sim proporcionar aos alunos uma visão mais ampla da sua vida financeira. “Queremos que os servidores tenham conhecimento de regras e atitudes básicas para tomar decisões assertivas, evitar o superendividamento, que é uma realidade para grande parte do funcionalismo, e quem sabe até fazer o dinheiro render mais.”

Saia das dívidas

Este é o tema da aula 2. Em pouco mais de quarenta minutos, Emanuelle explica o cenário financeiro atual dos brasileiros e, mais detalhadamente, o dos servidores públicos, que “ralam” para conquistar seus cargos e, depois de certo tempo, percebem que o salário que os atraiu já não é suficiente. Na aula, Emanuelle ensina que “dinheiro é tempo, dedicação, suor, sacrifício, lágrimas, renúncias”. E, para ela, “quando você joga o dinheiro no lixo, você está jogando fora o seu trabalho e todo esforço pra chegar onde chegou”.

Conheça sua realidade

Você sabe qual a sua real situação hoje? Quanto você ganha líquido? Quanto tem de empréstimos? Quando eles finalizam? Quais são os seus gastos mensais? Você conhece a sua realidade financeira? Esses são pontos tratados na aula 3 do curso. No vídeo, ela apresenta também os conceitos de “receita”, “gastos fixos” e “gastos variáveis” e ensina como controlar as despesas domésticas mensais por meio de ferramentas simples como uma caderneta ou planilha.

Faxina financeira

Na última aula do curso, intitulada Faxina financeira, a especialista conta como se livrar das contas em excesso, zerar empréstimos e ainda formar uma reserva de emergência.

Aula 4. Assista agora




Baixe o resumo da aula 4 em PDF

Maratone

As videoaulas ficarão salvas na página da consultoria financeira e poderão ser assistidas todas de uma só vez pelos associados logados no site. Na página, também ficarão os resumo das aulas em PDF, planilha de orçamento doméstico gratuita, além de indicações de livros para aprofundamento dos temas.

Live na sexta, 21/5

A live “Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho”, que seria realizada no último dia 14, agora acontece na próxima sexta , 21/5. O encontro com o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, será transmitido no Instagram e YouTube da entidade, a partir das 18h30.

Nele, Dorte vai falar sobre o sentido que devemos dar para o dinheiro, compras por impulso e conhecimento da realidade financeira pessoal. No encontro, ele falará também do atual cenário financeiro dos servidores públicos, um dos temas das aulas do curso “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores”, que foi lançado pela consultoria financeira da entidade e com três videoaulas já liberadas no site.

A live é uma oportunidade do servidor associado ter suas dúvidas sobre economia doméstica respondidas de forma personalizada e simples.


Dúvidas?

Tem dúvidas sobre algum ponto abordado pelos especialistas?
Envie e-mail para financas@anajustra.org.br com a sua pergunta e eles responderão em até 48h.