Otto Pintiaski: servidor do TRT15 é músico desde a infância

Associado é pianista, compositor, organista, professor, regente e já participou de festivais nacionais e internacionais.

19/08/2021 10:16
A+ A-

Otto Pintiaski tem uma história com a música que o acompanha desde a infância. Aos oitos anos, começou a aprender a tocar piano, e aos 13, ganhou o seu primeiro prêmio, no Concurso Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Depois da primeira conquista, o servidor não parou mais, e aos 15 anos, foi bolsista no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O talento de Otto também lhe garantiu a aprovação com nota máxima na prova de aptidão para o curso de Música da Universidade de São Paulo (USP) e, ainda estudante, participou de vários eventos e festivais.

Muito mais que um hobby, o amor de Otto pela música é também um ofício que requer muita dedicação. “Ser músico é 99% suor, é dar oportunidade para o talento se manifestar, é estar predisposto, é resolver de maneira técnica e com competência os desafios. A partir daí nasce a inspiração”, explica.

O processo criativo do artista também é baseado em muito estudo. “Muita gente fala da mítica ‘inspiração’. Confesso que já me ocorreu de estar na rua, em um mercado, um restaurante, e ‘surgir’ uma melodia, um motivo musical, alguns acordes, uns ritmos, e ter que pedir papel emprestado para notar as ideias. Mas não é essa a maneira mais comum”, recorda.

Mesmo com o trabalho no TRT15, Otto sempre encontra espaço em sua agenda para continuar se dedicando a música. “Posso dizer que desde meus 13 anos nunca deixei de ser músico. Trata-se de saber gerenciar o tempo e otimizar o estudo para obter frutos.”

As apresentações também não deixaram de acontecer, e o associado já se participou de festivais em Londrina, Prados, Campo Grande, Campos do Jordão e, mais recentemente, no Festival MISA de Tbilisi, na Georgia, país localizado no Leste Europeu, e que fazia parte da extinta União Soviética.

As inspirações e referências musicais de Otto também são bastante extensas, passando desde o clássico a populares como rock e pop. “Os músicos e compositores que considero essenciais são Bach e Scriabin. Claro que há centenas de compositores clássicos maravilhosos, mas estes são os dois que mais fundo dialogam com minhas obras”, explica.

Outra grande inspiração de Otto é sua família, que também é formada por músicos. “Meu pai sempre tocou piano e órgão, regeu coral e escreveu arranjos e composições para coro misto, minha mãe sempre cantou. Além de meu pai, tenho um tio que também é músico.”

Para conhecer mais sobre a história de Otto, suas obras ou ainda, enviar uma mensagem, acesse suas redes sociais no Facebook e Instagram.


Confira alguns trabalhos do artista

 

Últimas