Legislação trabalhista: servidor escreve livro para auxiliar operadores do direito

A obra traz observações práticas do autor nos seus 22 anos como analista judiciário do TRT2.

14/01/2022 09:37
A+ A-

Acompanhar as legislações trabalhistas pode ser um grande desafio tanto para os cidadãos quanto para quem trabalha diretamente com o tema nos tribunais de todo o país. Ao observar esse cenário, o servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT2), Isaias Nunes, viu uma oportunidade de auxiliar os operadores do Direito e lançou um livro com dicas e atualizações das leis sobre relações de trabalho.

O servidor explica que o processo de produção aconteceu durante os 22 anos como analista judiciário do Regional “Acompanho as notícias veiculadas pelos meus grupos sociais e, após, passo a redigir os assuntos em forma de falhas e dicas, em seguida, insiro nos meus livros”, explica.

Sua primeira obra , “Processo Trabalhista - Falhas e Dicas - da entrevista com o cliente ao pós-sentença”, publicada em 2018, começou a ser produzida quando percebeu muitos erros durante as audiências em que atuou como secretário e nas petições que analisava como assistente de diretor. “Notei que patronos cometiam várias falhas por não acompanharem ou não analisarem as alterações que ocorriam diariamente na legislação trabalhista e decidi anotar essas falhas e acrescentar dicas para evitá-las”, conta.

No dia do lançamento do seu primeiro livro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), Isaias foi convidado para apresentar uma palestra na subseção da entidade, em Osasco, e a partir daí não parou mais. Atualmente, o servidor é aposentado, se dedica à escrita e é palestrante oficial de processo trabalhista da OAB em São Paulo, pela qual já apresentou 24 palestras, além de já ter conduzido seminários em cinco faculdades e em duas associações de advogados trabalhistas.

Isaías conta que, apenas no dia do lançamento do seu primeiro livro, foram vendidos 90 exemplares. “Graças à sua praticidade e a divisão por momentos processuais, desde a entrevista com o cliente até a prolação da sentença de 1º grau, o que até hoje é inédito no mercado de livros jurídicos porque não há excesso de legislação”, acrescenta.

O livro “Processo Trabalhista - Falhas e Dicas - da entrevista com o cliente ao pós-sentença” pode ser adquirido no site da Amazon. O servidor também publica dicas trabalhistas e previdenciárias práticas e pontuais nas redes Facebook e LinkedIn

Para este ano, ele planeja lançar seu segundo livro, “Recursos e Liquidação Trabalhistas - situações, falhas e dicas”.

Últimas