Marlon Rocha: servidor do TRT23 é autor de quatro livros

O associado tem como inspiração a cena cotidiana e as paisagens naturais de Mato Grosso.

02/09/2021 16:53
A+ A-

A história de Marlon Rocha com a literatura começou ainda na infância, com o incentivo de professores e familiares. Quando tinha apenas 10 anos, Marlon participou do “Ateliê do pequeno escritor", promovido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, entre 1999 e 2000. “Foi uma experiência rica e catalisadora para que eu tivesse o fôlego necessário para as primeiras publicações”, lembra.

Na mesma época do ateliê, Marlon já reunia os seus primeiros escritos e que acabaram compondo a sua primeira obra, “Gota D’Agua”, que reúne contos, poemas e peças de teatro. Os personagens desenvolvidos foram baseados nas vivências do autor, com maior destaque a Marlonjym, referência a seu desejo infantil de ser um "super sayajyn", personagem de Akira Toryama, autor do anime Dragon Ball.

Depois do lançamento do primeiro livro, o servidor não parou mais: aos 14 anos, lançava a sua segunda produção, também na linha infanto-juvenil, intitulada Pantamons: uma aventura no Pantanal, ambientada no estado do Mato Grosso. Na narrativa, Dr. Artur, um renomado cientista brasileiro, criou semiclones de animais do pantanal, os Pantamons, e que fogem para a maior planície alagável do mundo.

A história, que está dividida em uma trilogia, também tem grandes referências à infância e adolescência de Marlon, como o anime Pokémon, de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, e a volta de Marlonjym, como um dos heróis da narrativa.

O processo criativo de Marlon é bastante criterioso, que procura formatar linhas gerais da história que pretende escrever, delineando o contexto geral no papel. “Procuro selecionar um determinado tema, projetar os personagens principais e secundários, definir o cenário e daí começa a fluir o texto”, explica.

Marlon se considera perfeccionista, o que segundo ele, se tornou um empecilho durante anos para o lançamento de seu terceiro livro “Feito: melhor que perfeito”. “Meu perfeccionismo foi se tornando uma trava ao longo dos anos, a ponto de ter deixado guardado minha terceira obra por mais de quinze anos escondida do público”, recorda.

“Feito: melhor que perfeito!” é uma coletânea de contos, crônicas e poemas selecionados, e que evidencia a visão de mundo do escritor, que faz a transição da adolescência para a vida adulta.

Recentemente, Marlon lançou o seu quarto livro, Pantamons: a jornada continua, o segundo livro da trilogia que iniciou ainda na adolescência. E para o ano de 2022, o servidor planeja encerrar a série com a obra "Pantamons: o confronto final".

Outro projeto que o associado tem para o futuro é fazer novas produções, mas dentro da área jurídica. “Tenho alguns outros projetos em mente, inclusive com viés mais acadêmico”, revela.

As obras de Marlon estão todas disponíveis no site da Amazon. Caso queira conhecer mais sobre o trabalho do autor ou enviar uma mensagem, acesse seu perfil no Facebook e Instagram.

Últimas