Joana Sampaio: entre o artesanato e a natureza

Servidora aposentada pelo TRT7 se dedica a criação artística desde a juventude.

18/11/2021 16:28
A+ A-

A associada Joana Angélica da Costa Sampaio desde muito jovem se dedica ao artesanato a partir do que encontra na natureza. No passado, seu trabalho se concentrava em garrafas vazias, que ganhavam vida em suas nas mãos da servidora, que as pintava e decorava. A procura era tanta que hoje a servidora aposentada tem poucos exemplares em sua casa. “Vendi muitas garrafas interessantes para amigas do TRT. Por incrível que pareça, quase não tenho essas peças, pois nunca conseguia repeti-las”, lembra.

Outro tipo de atividade que Joana sempre gostou foi a confecção de bijuterias e peças em decoupage, que consiste em cobrir determinadas superfícies, por meio do processo de recorte e colagem. A maior parte em baldes de gelo em isopor revestidos com napa e rótulos de whisky. Mesmo com o número expressivo de encomendas, Joana deixou os artesanatos em segundo plano para se dedicar aos estudos, ao trabalho e à família.

Neste ano, Joana passou uma temporada em Portugal e foi caminhando pelas praias lusitanas que descobriu nas conchas do mar outra matéria-prima para suas artes. A ideia surgiu após a servidora descobrir um câncer. “Sempre caminhava por uma praia de Lisboa rezando e pedindo coragem e proteção. Num dia comecei a ver esses búzios grandes e mais que imediato veio a ideia de focar numas peças para ocupar a minha cabeça”, recorda.

Joana usa os búzios para produzir porta-velas e terços. No início, as peças eram simples. Hoje, a servidora se dedica a criações mais elaboradas e já confeccionou mais de 60 peças, embora em sua casa haja somente seis delas, devido a alta procura de suas amigas e conhecidas em adquirir os artigos.

Para conhecer o trabalho de Joana ou enviar uma mensagem para a associada, acesse o seu perfil nas redes sociais Facebook e Instagram.

Confira algumas de suas obras:

Últimas