Camisetas e Çem poesias e Graça: servidora escreve prefácio de livro

Maria Cristina Gemaque, do TRT8, criou camisetas para o livro de Tadeu Melo, esposo de Graça Dea, também do TRT8.

21/11/2022 11:06
A+ A-

Maria Cristina Gemaque é uma fotógrafa excepcional. Ela mostrou seu trabalho aqui no blog Espaço Cultural em 2020, quando a crise pandêmica se instaurou no Brasil e, por meio dos seus cartões-postais, nos contemplou com suas memórias impressas da cidade de Belém. Agora, dois anos depois, novos objetos foram eternizados com as suas fotografias: camisetas.

A servidora do TRT8 escreveu o prefácio do livro Çem Poesia, e como parte do lançamento fez seis modelos de camisetas combinando frases do livro com fotos de sua autoria. “O Tadeu Melo, autor do livro, é esposo de uma servidora também do TRT8, minha amiga Dea [Graça Dea]. Já trabalhamos juntas”, contou.



Segundo Maria Cristina, atualmente Dea está em teletrabalho, em São Paulo, e a história de escrever o prefácio começou em 20 de março de 2020, “quando a minha amiga Déa mandou umas fotos do esboço do livro por mensagem de WhatsApp, meu primeiro comentário foi, ‘Que maravilha, deve ser ótimo, o Tadeu tem um humor incrível. Muito irreverente, a começar pelo título’. Em seguida, após ler alguns poemas, acrescentei, ‘A poesia do Tadeu tem um ritmo que gosto muito, como um embalo, é suave e profunda, fácil de ler, mas nos leva a refletir sobre coisas difíceis’. Um mês depois, recebi o esboço completo do livro, com a missão de ler e criticar”. E assim foi, dia 1º/5/20, ela enviou suas impressões.

O escritor Tadeu Melo e associada do TRT8 Graça Dea. - Arquivo pessoal O escritor Tadeu Melo e associada do TRT8 Graça Dea. - Arquivo pessoal

Dois anos depois, o livro será lançado no dia 16 de dezembro, das 18h às 21h, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Maria Cristina diz que escreveu o prefácio com a alma. “É um testemunho também da época da pandemia, uma vez que foi escrito em dois tempos: no início [antes] e depois, quando ela recrudesceu”.

Em junho de 2020, Maria Cristina foi capa de uma edição online da revista Em pauta da ANAJUSTRA Federal, em que também falava sobre a pandemia, em especial, seu impacto no trabalho no tribunal, o teletrabalho.

Sobre “Çem Poesia”

“Çem poesia” é uma coletânea de poesias escritas por Tadeu Melo ao longo de quatro décadas. Segundo Cristina Gemaque, “o livro é rico em aforismo e metáforas, e se descobre novo cada vez que o abrimos.”

Sobre o autor

Por Cristina Gemaque – Tadeu Melo fez comunicação, mas desistiu, foi ser médico. Fala com um brilho no olhar da época da faculdade, quando teve contato com o grupo Fundo de Gaveta, chegando a participar através de seu amigo Marupiara.

Casou-se, teve filhas gêmeas, tornou-se recentemente avô. Atualmente mora em São Paulo, ao lado de sua companheira de longa data, Graça Dea Gouveia de Melo. Escreve poesia há décadas, mas não as publicava, com raras exceções. Tem duas poesias premiadas.

Sobre as camisetas

A coleção com designs exclusivos estará disponível para a venda até o dia 25 novembro e a entrega será a partir do dia 10 de dezembro, a combinar.

Preço das camisetas: R$75,00 (setenta e cinco).
Tamanhos disponíveis: P, M, G, GG
Pedidos: (91) 98118-1198 / Cristina Gemaque

Últimas